sexta-feira, 14 de abril de 2017

CULTURA | Abertura do Ciclo do Marabaixo 2017 será neste sábado

Começa neste sábado, 15, o Ciclo do Marabaixo de 2017, festividade que representa a cultura e a fé das primeiras famílias que povoaram a capital amapaense e, que, seguem perpetuando a devoção à Santíssima Trindade e ao Divino Espírito Santo. O evento, que atravessa gerações, conta com apoio do Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro).
A programação começa às 7h com a concentração de um passeio ciclístico que percorrerá as Ruas Cândido Mendes e São José, no Centro de Macapá, com panfletagem. Antes e depois do passeio, haverá rodas de marabaixo entoadas por muitos ‘ladrões’ – expressão utilizada para designar as composições do ritmo – e embaladas pelas saias estampadas de grandes e pequenas devotas à Santíssima Trindade e ao Divino Espírito Santo.
As rodas de marabaixo ocorrerão nos quatro barracões da cidade, localizados nos bairros Laguinho e Favela, redutos das famílias do Mestre Pavão, Tia Biló, Dona Dica Congó e Dona Gertrudes. E no distrito de Campina Grande, na zona rural.
Ainda no sábado, no período da tarde, a partir das 17h, haverá o Marabaixo da Aceitação, momento em que, cada barracão reverencia, de acordo com a sua tradição, o Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade, até às 00h de domingo, 16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE