sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

PMM e Exército definem estratégias para eliminar o Aedes aegypti

PMM e Exército definem estratégias para eliminar o Aedes aegypti
Aconteceu na quarta-feira, 20, na sala de reuniões do 34º BIS, um encontro entre o prefeito de Macapá, Clécio Luís e o comandante do 34º Batalhão de Infantaria e Selva (BIS), tenente coronel Robson Matos. Preocupados com a aproximação do período de chuvas intensas, a reunião foi estratégica para o planejamento e fortalecimento das ações conjuntas de combate à dengue e à chikungunya no município.
 “Esse encontro foi bastante positivo para tratar do combate ao Aedes aegypti, uma situação emergencial, um problema que assola todo o país e que a gente não pode deixar se alastrar. É uma união de esforços do Exército e da Prefeitura de Macapá, e vamos conseguir erradicar esses problemas dentro do município”.
 O subsecretário municipal de Saúde, Eldren Lage, falou do planejamento das ações. “A Semsa está fazendo junto com todas as instituições parceiras, sistema S, Defesa Civil, sociedade civil organizada e o Exército, um planejamento no sentido de trabalharmos integrados, atuando na parte educativa, preventiva, na limpeza das casas no dia a dia, orientando os moradores, que essas atividades simples de limpeza reduzem o risco de termos uma epidemia dessas doenças. Hoje, a melhor ação é evitar que o mosquito nasça, e isso só conseguimos eliminando todos os criadouros”.
 “Primeiramente agradeço aos oficiais que estão aqui e de pronto nos atenderam para definirmos uma estratégia de atuação para eliminar os focos de proliferação do Aedes aegypti no município de Macapá. Posteriormente, a prefeitura irá capacitar os militares para aturem em campo juntamente com os agentes de endemias nesse combate”, pontuou o prefeito.
 Também estiveram presentes no encontro os gestores das secretarias municipais de Assuntos Extraordinários (Semae), Evandro Milhomem; de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh), Valdinei Amanajás; de Manutenção Urbanística (Semur), Manoel Antonio Bacelar e de Saúde (Semsa), Silvana Vedovelli e o subsecretário Eldren Lage; além do comandante da Guarda Municipal, Ubiranildo Macêdo e o diretor-presidente do Instituto Municipal de Turismo (Macapatur), Sérgio Lemos.
 Desde 2013, a Prefeitura de Macapá, por meio da Vigilância Ambiental do Município, realiza ações de combate e controle ao mosquito com trabalho educativo e preventivo, buscando a eliminação de focos do Aedes por meio da aplicação de larvicida em todos os bairros. As primeiras ações de combate à dengue e à chikungunya acontecem nos dias 25 e 26 deste mês (segunda e terça-feira), a partir das 8h, no bairro Vale Verde (em frente ao Parque de Exposições de Fazendinha). Vale ressaltar que já está disponível à população o Disk Mosquito (99121 16411) para denunciar foco de Aedes e solicitar visitas dos agentes de endemias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE