terça-feira, 22 de março de 2011

Notas da Coluna Argumentos de hoje






Pela democracia

“Esta é uma demonstração de maturidade política”, celebrou o presidente do Senado, José Sarney, ao deixar o Mi-nistério das Relações Exteriores, durante a visita do presidente Barak Obama a Brasília. Sarney, assim como outros ex-presidentes do Brasil, entre eles Fernando Henrique Cardoso e Itamar Franco, foram convidados de Dilma.

Estilo: deputado

Se um desses consultores de moda da tv desse uma passadinha pelo plenário da Assembleia Legislativa do Amapá teria um prato cheio para tricotar as críticas. Há quem seja conservador, o que dimunui o risco; tem os despojados demais; tem os avavonados demais; aqueles com escorpião no bolso, com ternos completando o quarto mandato...

Vamos aos nomes

Ficou curioso? Tá bem digo alguns nomes. Olha, quem usa o paletó mais ve-lho é Manoel Brasil; o mais novo, com colete interno, é Moisés Souza; Eider Pena vai só de blazer, com jeans e camisa de malha; Bruno Mineiro vai de clássico, assim como Jaci Amanajás e Edi-nho; as mulheres, essas são um capítulo à parte, estilosas.

Projeto continua

Engana-se redondamente quem pensa ter pendurado as chuteiras o ex-presidente da AL, Jorge Amanajás (PSDB) que não passou para o segundo turno da eleição para o Governo do Estado. Na festa dos tucanos para a releição dos dirigentes municipais Michel JK (Macapá) e Rato (Santana) ficou claro que o projeto de governar o Amapá continua.

Compromisso – Quando a prefeita Euricélia Cardoso foi eleita presidente da Associação dos Municípios do Amapá há duas semanas, ela assumiu o compromisso de trabalhar para aprovar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em seu município. No último final de semana ela pôde sancionar a legislação, ao lado do entusiasta do projeto, João Alvarenga, do Sebrae-AP.

Em discussão

Nem o mais pessimista dos parlamentares governistas contava com o freio ao projeto que autoriza o governador Camilo Capiberibe (PSB) pudesse ser freado por uma proposta do relator especial designado pela Presidência da AL, o deputado Dalto Martins (PMDB), que quer ampla discussão e mudanças nas regras do projeto. Entre as alterações que ele pretende apresentar em forma de Emenda estão vagas para deficientes e índios.

Carta em branco

Mas não só foi Dalto Martins que sugeriu mudanças no projeto dos contratos administrativos. A deputada Roseli Matos (DEM) disse que do jeito que foi enviado à AL, projeto do GEA seria “uma carta assinada em branco”, segundo a parlamentar. Cristina Almeida (PSB), da bancada governista, bem que tentou argumentar que os trabalhadores já estão no batente e não recebem há três meses. Aí a ficha caiu e o problema fica mais grave ainda.

Reaproximação

Depois de receberem-se uma na casa da outra, serem consideradas aliadas e parceiras, as famílias Waldez Góes e Moisés Souza brigaram feio. Viraram mais que adversários no ano passado. Mas agora a família Góes tem dona Marília como deputada, dividindo o mesmo teto com Moisés, na Assembléia Le-gislativa. Ontem, ele e ela se falaram, mais do que formalidades, com direito à saudação à matriarca Cremilda Xavier na AL.

Nem tanto

Ainda sobre os fatos novos das famílias Góes e Souza, os observadores mais atentos na galeria de imprensa da AL ontem viram que a primeira inscrita para o Grande Expediente foi dona Marília Góes, autorizada por Moisés a usar “o tempo re-gimental”. Mas ele retirou-se do plenário e só retornou quando a ex-primeira-dama concluiu seu discurso. Coincidência?

Estágiários no Detran

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), ligado à Federação das Indústrias do Amapá (Fieap) ficou muito conhecido no final dos anos 90 por realizar pesquisas de opinião sobre o ranking da mídia amapaense. Agora a entidade está de volta à baila, por assim dizer, ao anunciar parceria com o Go-verno do Estado para contratar estagiários que atuarão no Departamento de Trânsito.

Mais que artigo, tese

O repórter, escritor e pesquisador Luís Martins, deu o que falar, aliás, o que ler ontem pelas bandas do Amapá, depois de publicar o artigo “A interferência ilegal da PF nas eleições municipais, estaduais, senatoriais e até presidencial do Brasil”, que foi publicado em vários jornais pelo país. A maior parte do artigo diz respeito ao Amapá e às operações da PF por aqui.


Servidor do TFA

Policiais militares e civis dos ex territórios de Roraima, Rondônia, Acre e Amapá serão contemplados pelo plano de saúde da GEAP – Fundação de Seguridade Social. A garantia foi do Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, que determinou em sessenta dias o prazo para que a decisão seja implantada. "Vamos trabalhar para que antes do estipulado seja anunciado este benefício que é fundamental e direito de todos servidores federais", disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE