segunda-feira, 7 de março de 2011

Carnaval: Enquanto muitos se divertem outros trabalham


Durante o carnaval alguns serviços serão oferecidos pelas Secretarias Municipais da Prefeitura de Macapá:

Fiscalização de Ambulantes – Os agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional juntamente com os agentes da Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e da Vigilância Sanitária estarão em uma ação conjunta de fiscalização frente aos ambulantes no entorno do sambódromo. O trabalho será de contenção, para evitar que espaços como o acostamento das ruas, entrada e saída dos blocos e pista do sambódromo sejam ocupados. Os agentes também estarão orientando a respeito da venda e processamento de alimentos, caso constatem irregularidades farão a apreensão dos alimentos impróprios para consumo.

Limpeza – Seguindo a programação Oficial do Carnaval a Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) vai estar realizando serviços antes, durante e depois da folia. A área externa e interna do sambódromo e arredores, já recebeu serviços de capina, varrição e pintura de meio fio. No período dos desfiles uma equipe de 10 garis fará a varrição da pista do sambódromo logo após a passagem de cada bloco. O percurso da Banda também recebeu manutenção de limpeza e pintura de meio fio. Após o último brincante passar 30 garis estarão fazendo a varrição e remoção do lixo. Ao todo 150 garis estarão envolvidos diariamente na limpeza da cidade durante o período carnavalesco. A coleta de lixo doméstico e a rotina diária de limpeza da cidade permanecerão normais nos dias da quadra momesca.

Combate a Violência contra a Mulher – Na agenda da folia pelo terceiro ano o bloco “Amélia nunca Mais” vai desfilar no sábado dia 05 de março, abrindo com aproximadamente 400 brincantes. O bloco é uma estratégia da Coordenadoria de Mulheres para mostrar à sociedade que as mulheres ocupam cada vez mais espaço de poder, despertando a conscientização sobre seus direitos. O Bloco ressalta acima de tudo o seu objetivo principal que é o enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher, principalmente no período carnavalesco.

Atendimento

Para o carnaval 2010, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) elaborou estratégias para atender a população disponibilizando atendimentos de urgência e emergência. Durante as noites de carnaval, uma ambulância branca com enfermeiros e técnicos estarão de prontidão nas dependências do sambódromo para atender ao público. As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Marcello Cândia e Lélio Silva vão continuar com atendimento de urgência e emergência 24h. As Unidades Básicas de Saúde que funcionam 18 horas: (Pedro Barros (Fazendinha), Congós, Rubin Aronovitch, Perpétuo Socorro, permanecerão abertas para atendimento de urgência e emergência durante a quadra momesca até a meia noite. As demais unidades de saúde fecharão na sexta-feira (04) e só retornarão na quinta-feira (9).

Prevenção DST/AIDS – Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde estarão realizando a campanha no sambódromo durante a apresentação das escolas de samba e no percurso da banda. Ao todo a secretaria vai distribuir 50 mil preservativos.

Bloco da Camisinha – A programação de carnaval da Semsa traz ainda o tradicional Bloco da Camisinha, que este ano vai abrir a noite de sábado (05), e vem com o tema “Antes da emoção use a razão, camisinha tá na mão”. Cerca de quatro mil brincantes servidores da Prefeitura de Macapá trocaram 1 kg de alimento não perecível pelo abada. O alimento será destinado a entidades que prestam assistência a portadores do vírus HIV. A coordenação Municipal de DST/AIDS objetiva com a ação promover saúde orientando a população sobre a importância do uso de camisinha como forma de sexo seguro, evitando assim, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS e uma possível gravidez indesejável.

Transporte – A Empresa Municipal de Transporte Urbano (Emtu) elaborou um cronograma para atender com qualidade os usuários que irão prestigiar a temporada carnavalesca. Todos os ônibus com os dizeres: “VIA SAMBÓDROMO”, nos para brisas, estarão disponíveis no itinerário para o sambódromo, com circuito freqüente.

Acesso – A EMTU informa que nos dias de carnaval, durante o desfile dos Blocos a Avenida Ivaldo Veras será interditada. Os Agentes de Trânsito da EMTU juntamente com o DEPTRAN estarão nos locais de acesso orientando os condutores e autuando situações irregulares.

Transitarte – O Grupo de Educação no Trânsito da EMTU estará fazendo Blitz Educativa no período carnavalesco no Sambódromo e na Rodovia JK. O objetivo é alertar e orientar os motoristas quanto a combinação álcool e direção e o não uso de bebidas alcoólicas.

Segurança – A Guarda Municipal disponibilizará aproximadamente 170 homens de seu efetivo para trabalhar no sambódromo, carnaval da Beira Rio e dos Bairros durante o período de carnaval, proporcionando maior sensação de tranqüilidade ao público e inibindo alterações quem que possam interferir nessa que é uma das maiores manifestações populares.

Janine Cruz
CMCS/PMM
8124-1001 – 9142-2266

Um comentário:

  1. Caros jornalistas do Ministério da Saúde, obrigado por suas honrosas visitas ao blog. Podem contar com este confrade. Prevenção é tudo e sexo sem camisinha é nada! Mandem notícias e campanhas que a gente divulga sim.

    Valeu!

    ResponderExcluir

Contribua conosco!

PUBLICIDADE