quinta-feira, 10 de março de 2011

Notas da Coluna Argumentos (sexta-feira)






A fronteira

As fronteiras brasileiras, em especial a do Amapá com a Guiana Francesa serão tema do ciclo de debates sobre geopolítica mundial, aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado. O ciclo terá início hoje e será formado por 25 painéis sobre a nova ordem mundial. Proposta foi do senador Randolfe Rodrigues (PSOL).

Criatividade

De tudo o que se viu na saída do bloco A Banda, na terça-feira de Carnaval, o que chamou a atenção foi uma equipe “médica” formada apenas por profissionais cubanos. Eles faziam todo tipo de atendimento aos brincantes e deram até entrevistas. O detalhe é que os “cubanos” escorregavam no sotaque, ora italiano, ora inglês, mesmo espanhol.

Mapa político?

Piada entre jornalistas sobre a nova logomarca do Governo, assinada pela equipe do publicitário Walter Júnior. A logo atende aos conceitos de modernidade e comunicação visual direta, etc. A brincadeira diz respeitos a algumas telas co-loridas que coincidem com municípios amarelos ou azuis, politicamente, claro.

Aniversário

Um dos maiores monumentos do período colonial no Brasil, a Fortaleza de São José de Macapá, faz aniversário no dia do santo padroeiro dos amapaenses, ou seja, 19 de março. A fortificação foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), dia 22 de março de 1950, com o tombamento.

DEBATE

A Comissão de Reforma Política abre a fase de debates analisando um problema espinhoso para a representação parlamentar: a suplência de senador. O assunto será discutido na próxima terça-feira e promete discutir o modelo atual em que o eleitor vota num candidato a senador e depois vê um suplente, quase sempre desconhecido, assumir o lugar do “seu”.

Frase do dia

“A dengue não faz distinção de classe social”

Do empresário Adriano Ferreira, do Ceta Ecotel, que está se recuperando em casa de uma ferrada do aedes

Coisa Nossa

Enquanto muito se discute sobre quem tem razão nessa história do cancelamento do desfile das escolas de samba, uma fato real se consolida a cada ano e acaba por comprovar que não há limites para a criatividade e liberdade do povão brincar o Carnaval. Nesse sentido, A Banda mostra o jeito tucuju de se divertir. Vamos divulgar. É coisa nossa!

Blogosfera

Está postado no blog amapaempaz.blogspot.com matéria bem interessante sobre por onde andam e o que fazem atualmente ex-detentores de cargos importantes no Amapá, como Annibal Barcellos, Waldez Góes e Pedro Paulo Dias - que foram governadores do Estado - e Jorge Amanajás, que foi presidente da Assembléia Legislativa. O curioso é que nenhum deles fala em aposentadoria, nem o velho Comandante Barcellos, sabia?

Festa popular

Rendeu um bom debate ontem no programa Luiz Melo Entrevista a discussão sobre Carnaval. Ouvintes mais radicais, manifestaram proposta de se acabar com a folia, devido aos financiamentos públicos da folia. Mas é preciso entender que o orçamento público contempla diversas áreas de interesse, entre eles o da cultura. E Carnaval é cultura.

Um bom exemplo

O combate aos focos do mosquito transmissor da dengue é uma responsabilidade de todos nós, certo? Do bairro dos Congós vem um belo exemplo de cidadania e responsabilidade. Trata-se da moradora da 20ª Avenida, Dona Dalva, que todos os dias combate qualquer fonte de acúmulo de água. Até nas flores ela faz um furinho e não deixa brecha para o aedes.

Já era a hora

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu estrangeiros irregulares no país, que entraram em Macapá em picapes do transporte cland... quer dizer “alternativo”. Essa é uma velha prática que só não via quem não queria se indispor. Todo trabalho é digno mas precisa ser disciplinado. A regra é que as picapes transportam tudo o que os ônibus não aceitam. Tudo mesmo.

Fechando o cerco

Dados sobre a entrada e saída de aeronaves estrangeiras privadas que realizam voos não remunerados serão compartilhados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) com a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB). Acordo com esse objetivo foi assinado nesta quinta-feira (10 de março), sede da Receita Federal, entre o Diretor-Presidente Substituto da ANAC, Cláudio Passos Simão, e o secretário da Receita, Carlos Alberto Barreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE