sexta-feira, 11 de março de 2011

Notas do dia

Tragédia
Colônias japonesas espalhadas pelo mundo inteiro, em especial no Brasil, vivem o drama pela busca de notícias de familiares e amigos que podem ter sido atingidos pelo terremoto seguido de tsunami no Japão. Este país rico e que se prepara todo dias para as tragédias, foi pego de surpresa diante da força monumental da natureza. Uma tragédia.

Pela cultura

Numa espécie de “prestação de contas” do seu mandato, o deputado federal Evandro Milhomen (PCdoB-AP) está divulgando números dos recursos carreados para o Amapá. São R$ 8,9 milhões de recursos destinados à cultura amapaense, que mereceu maior atenção do parlamentar. Aliás, o setor da cultura há tempos estão com seu grupo político.

A vez delas

A embaixadora portuguesa Ana Paula Zacarias será a nova chefe da delegação da União Europeia (UE) no Brasil a partir deste ano. É a primeira vez que uma mulher assume o cargo. A chefe da Diplomacia da UE, Catherine Ashton, lembrou que o Brasil é comandado pela primeira vez poi uma mulher.

Conseqüências

Mas o drama do Japão vai além de tudo o que já se viu na mega cobertura da imprensa mundial sobre a tragédia do Japão. Existe informação de que os abalos císmicos teriam alterado o eixo da Terra em alguns centímetros, o que poderá ocasionar outras conseqüências. O bicho-homem tem que reavaliar os inúmeros danos ao meio ambiente.

Visão de Sarney

Inspirado no filósofo Descartes, o escritor e senador José Sarney (PMDB-AP), descreve em seu artigo de amanhã, sua visão sobre o Carnaval. Olha o que ele diz: “É uma festa popular, e demonstrativa de que não há separação alguma. Se são dois em um passam a ser um em dois na compulsão da alegria, numa entrega total do corpo no gingado do samba no pé e no evidente relaxamento de qualquer reserva moral”.

Mandatos

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) conseguiram mais de 27 assinaturas na Casa para o desarquivamento da Proposta de Emenda à Constituição – PEC 73/2005, que permite a revogação popular de mandatos. O pedido de desarquivamento foi feito por meio de um requerimento, protocolado por Randolfe.

Comissão
importante


O deputado federal Luiz Carlos (PSDB-AP), um dos estreantes da atual bancada federal, demonstra uma boa capacidade de articulação e cava espaços nan Casa. Ele assumiu esta semana titularidade na Comissão de Justiça e Redação, a CCJ, da Câmara Federal. O parlamentar também está em uma das suplências da Comissão da Amazônia e Integração Nacional.

Projetos
em pauta


Enquanto isso outro parlamentar amapaense que forma na oposição mas que galga seus espaços com muito diálogo e espirituosidade é o deputado federal Davi Alcolumbre (DEM-AP). Ele está envolvido em duas frentes importantes no Congresso Nacional, uma na discussão da reforma política e uma segunda mais relacionada ao Amapá, que é o “Caso CEA”. O que virá por aí?

Idade Penal

A Diocese de Macapá, através da Pastoral do Menor (Pamen), se prepara para o lançamento da Campanha Nacional em favor das medidas Socioeducativas e Contra a Redução da Idade Penal, que será realizado no dia 16 de março, às 14 horas, no Centro Diocesano de Pastorais Dom José Maritano. Essa é sem dúvida uma boa discussão, muito atual.

Frase do dia

“O problema da dengue não vai ser varrido para baixo do tapete”

Do prefeito de Macapá, Roberto Góes, que anuncia força-tarefa para enfrentá-la

Mercado Comum

Em visita ao presidente Sarney, o alto representante do MERCOSUL, Samuel Pinheiro Guimarães, sugeriu que o Senado realize uma sessão especial de comemoração dos 20 anos do MERCOSUL, entidade criada em 26 de março de 1991. Pinheiro Guimarães lembrou que na presidência da República, em 1988, José Sarney tomou iniciativas para a integração política e econômica dos países da América do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE