sexta-feira, 11 de março de 2011

PMM divulga mapa da dengue

A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o resultado do 2º Ciclo do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti - LIRAa de 2011, realizado entre os dias 28 de fevereiro a 04 de março. O LIRAa do segundo ciclo apresenta um aumento em relação ao primeiro.
O levantamento apontou índice de 4,1% de Infestação Predial – IIP e 4,1% de Índice de Breteau – IB, o que caracteriza situação de Alto Risco de infestação. No primeiro ciclo do LIRAa, realizado em janeiro os índices apontavam situação de médio risco com IIP de 3,5% e IB – 4,1%.
Conforme os dados levantados pela Coordenadoria de Combate a Dengue do Município os criadouros preferenciais são do tipo D2 – lixos e resíduos orgânicos, como: descartáveis, tampinhas de refrigerantes, latinhas, entre outros que atingiu 51,3%. Em segundo lugar estão os do tipo A2 – depósitos ao nível do solo, (baldes, tonéis, caixa d’água) com 12,9% e em terceiro lugar com 11,4% os do tipo D1 – pneus e outros materiais rodantes.
O Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) ainda informou que até a 9ª semana epidemiológica foram notificados 619 casos de dengue no município. Os bairros com maior número de notificações são: Cidade Nova (51), Congós (38), Novo Horizonte (32), Zerão (31), Universidade (28), Buritizal (26), Fazendinha (24) e Marabaixo (21). O bairro com menor número de casos notificados é o amazonas (5).
Após a divulgação dos dados o Prefeito Roberto Góes reuniu com sua equipe de governo para formulação de um plano emergencial de combate a Dengue, devido ao estado de alerta máximo que se encontra o município. “Estamos traçando estratégias com objetivo de combater o mosquito Aedes Aegypti. Para mudarmos o quadro da dengue no município de Macapá é preciso um comprometimento de todos. O poder público sozinho, sem apoio da sociedade não terá forças. Precisamos da ajuda de cada cidadão no sentido de estar vigilante quanto ao armazenamento do lixo e a eliminação dos possíveis focos do mosquito. Se cada um fizer sua parte estaremos contribuindo para acabar com a dengue em Macapá”, enfatizou o prefeito.
Nayma Picanço, diretora do DVS de Macapá informou que diante os resultados obtidos pelo LIRAa, as ações serão desenvolvidas em forma de arrastão, priorizando os bairros com maior índice de infestação predial (IIP) e elevada incidência da doença e nas demais áreas na forma de bloqueio. “Nosso objetivo é trabalhar todas as localidades em tempo hábil. É importante lembrar que a PMM está intensificando as ações, mas precisa da ajuda e colaboração da população”, disse a diretora.
O plano emergencial de combate a dengue da prefeitura de Macapá irá envolver todas as secretarias em duas frentes de serviço: uma na zona sul e outra na norte. As ações de controle que serão realizadas pela PMM consistem em eliminação de criadouros nos domicílios, limpeza e remoção de entulhos das ruas e avenidas e campanhas educativas em todas as áreas.

Janine Cruz
CMCS/PMM
8124-1001
9142-2266

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE