segunda-feira, 7 de março de 2011

Notícias do Carnaval 2011


Apuração dos blocos será amanhã

A Associação dos Blocos Carnavalescos do Amapá (Abloca) fará amanhã a partir das 11 horas, a apuração das notas dos blocos que se apresentaram na Avenida Ivaldo Veras, no Sambódromo, no sábado, 5. Foram julgados conjunto e animação, criatividade e fantasia e ainda música. Com exceção de Tonga da Milonga e Beijo (fizeram apresentações especiais) e os Blocos Urubuzada e Kumbelê (não compareceram), os demais blocos estão na disputa pelo título de 2011. O Bloco Urubuzada justificou a ausência por conta da morte da mãe de uma das diretoras da agremiação.
O primeiro dia de desfile dos blocos foi considerado tranqüilo. Um público modesto compareceu ao Sambódromo para torcer e curtir o carnaval dos blocos. Na abertura, o Bloco Furakouro em seguida, desfilaram Bloco Beijo, Bloco Paunela, Habeas Copus, Hajamor, Pororoca, Caldeirão, Tia Fé e Tonga da Milonga. O desfile do Blocão Circuito no Meio do Mundo não ocorreu por conta do horário do término das apresentações dos blocos. A Abloca confirmou para esta segunda-feira, das 12 às 20 horas, a programação do desfile do Blocão na Avenida Maranhão, entre Mato Grosso e Goiás, no bairro Pacoval.
Antes do desfile da Abloca aconteceu a apresentação dos blocos institucionais Saúde Folia, Amélias Nunca Mais, Bloco do Detrando na Via e Bloco da Camisinha. Cada um levou para a Avenida Ivaldo Veras mensagens educativas e alertas ao público sobre a importância de pular o carnaval com segurança, prudência e responsabilidade. “É importante que os foliões façam sexo seguro com o uso de preservativo. Isto evita dor de cabeça depois da folia. Estamos aqui com uma equipe fazendo a distribuição de camisinhas e orientando as pessoas que existe nas Unidades Básicas de Saúde o Teste Rápido de HIV. Em 20 minutos sai o resultado. Mas é só transar com camisinha que você fica com a consciência tranquila e sem aquela dúvida se contraiu uma DST ou AIDS”, orienta Assunção Rocha, da Vigilância em Saúde Ambiental. A equipe da vigilância estava com cerca de 7 mil preservativos para entregar ao público e foliões. Cartazes com frases de alerta foram pregados ao longo do Sambódromo.

Apesar da folia, reflexões sobre a saúde

Após muito trabalho e expectativa, o Bloco da Sesa, chamado Saúde Folia, entrou na Ivaldo Veras com muita alegria e disposição, abordando temas como a dengue, diabetes e hipertensão. O coordenador de Assistência Hospitalar, Amerson Maramalde, que esteve a frente da organização do evento, marcou presença no bloco e falou sobre o sucesso dos resultados, já que este ano o bloco veio com foco também na solidariedade, lançando a Campanha do Leite.

Nos anos anteriores o bloco vinha tratando apenas a prevenção contra dengue. Este ano, a secretária de Saúde percebeu a importância de focar também o problema da hipertensão e diabetes. No Estado é elevado o número de pacientes renais afetados por essas enfermidades.
Trabalhando a prevenção a partir de programas como o Saúde da Família é possível diminuir o número de pacientes e cirurgias nos hospitais. Nos momentos que antecederam o desfile, servidores da Sesa estiveram distribuindo diversos materiais informativos, além de preservativos para colaborar e conscientizar os brincantes.

Trabalho dobrado para a Prefeitura

Os agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional juntamente com os agentes da Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e da Vigilância Sanitária estarão em uma ação conjunta de fiscalização frente aos ambulantes no entorno do sambódromo. Já a Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) vai realizar serviços antes, durante e depois da folia. A área externa e interna do sambódromo e arredores, já recebeu serviços de capina, varrição e pintura de meio fio. No período dos desfiles uma equipe de 10 garis fará a varrição da pista do sambódromo logo após a passagem de cada bloco. O percurso da Banda também recebeu manutenção de limpeza e pintura de meio fio. Após o último brincante passar 30 garis estarão fazendo a varrição e remoção do lixo.

Expressas

- No discurso de abertura, o secretário de Cultura, Zé Miguel, explicou que apesar das dificuldades financeiras está sendo possível fazer um carnaval digno. “O Governo do Estado fez um esforço para garantir apoio aos blocos. Bom carnaval para todos e vamos à festa”, disse ao encerrar o pronunciamento.

- A presidente da Associação dos Blocos Carnavalescos (Abloca), Hildima Ramos, agradeceu o apoio, mesmo com muito sacrifício, dado pelo governo à Abloca. “Isto nos permitiu levar os blocos para a avenida. Temos compromisso com a cultura e com o povo do Amapá“, enfatizou.

- Para a Abloca, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) repassou R$ 50 mil. O Rei Momo Sucuriju e o Cidadão do Samba, Neck prestigiaram o evento.

- Ao todo 150 garis estarão envolvidos diariamente na limpeza da cidade durante o período carnavalesco. A coleta de lixo doméstico e a rotina diária de limpeza da cidade permanecerão normais nos dias da quadra momesca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE