terça-feira, 16 de agosto de 2011

Políticos e autoridades no velório de Barcellos

Políticos e autoridades acompanham o velório do ex-governador Annibal Barcellos, no plenário da Assembleia Legislativa, em Macapá. O corpo de Barcellos chegou ao prédio do Legislativo às 14h30 de domingo.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moisés Souza (PSC), acompanhou a chegada do corpo e deixou o velório após o ato ecumênico, realizado às 21h de ontem. A visitação, que começou por volta das 15h, se estendeu por toda a madrugada e será encerrada amanhã, às 10h, quando o caixão deixa o Palácio Nelson Salomão em cortejo pelas ruas e avenidas da capital.
Entre as autoridades que passaram pelo plenário estão o governador do Amapá, Camilo Capiberibe (PSB), o senador Geovani Borges (PMDB), o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Mário Gurtyev, a vice-prefeita Helena Guerra (DEM), o presidente da Câmara de Vereadores de Macapá, Rilton Amanajás (PSDB), o deputado federal Davi Alcolumbre (DEM), o ex-deputado Lucas Barreto (PTB).
Moisés Souza afirmou que Barcellos “foi o construtor do Amapá”. “Minhas primeiras palavras são de saudade. Ele sempre foi um homem simples no modo de viver, falar e relacionar. Ele não se deixou fascinar pelo poder e deixou sua marca na construção do Estado que jamais será apagada pela história”, disse o presidente da Assembleia Legislativa.
O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, disse que na política, Annibal Barcellos “foi um adversário leal. “O Estado perdeu uma de suas maiores lideranças, um homem que muito contribui para o desenvolvimento e fortalecimento do Amapá”, afirmou Camilo.
O senador Geovani Borges afirmou que o comandante foi “exemplo de retidão de moral e princípios”. “Ele trocou o conforto do Rio de Janeiro para conviver com os amapaenses, que os homenagearam por várias vezes o elegendo para os cargos mais importantes do Estado. Barcellos sempre teve um sentimento de amor pelo nosso Amapá”, disse o parlamentar.
O ex-presidente da Assembleia Legislativa, Lucas Barreto, disse que o Amapá perdeu seu grande futurista. “Ele era um homem com visão de futuro e assim conseguiu estruturar o Amapá. Ele que foi tão atacado e hoje recebe o reconhecimento de todos, inclusive daqueles que fizeram oposição”, destacou Lucas.
O presidente da Câmara de Vereadores, Rilton Amanajás, disse que Annibal Barcellos “não gostava de teorias”. “Eu tive a oportunidade de conviver com o comandante quando ele foi vereador pela capital. Ele não gostava muito de teoria, primava pela prática, era homem de resultado”, revelou Rilton.
O desembargador Gilberto Pinheiro disse que Barcellos foi o grande “engenheiro do Amapá”. “O comandante foi o estadista mais importante que o Amapá teve. Ele soube ocupar esse espaço de tempo com trabalho e dedicação e realizou as maiores obras, não há como comparar com os outros, ele sempre construiu muito mais e isso é reconhecido por todos”, disse Gilberto Pinheiro, complementado que ele foi o “pai do Amapá”.

Velório
O caixão chegou a Assembleia Legislativa por volta das 14h30 de domingo (14). O presidente do Legislativo, Moisés Souza, e o publico presente acompanharam a chegada do corpo.
Até às 13h de hoje, segundo o gabinete militar, mais de mil pessoas passaram pelo plenário da Casa. Após o velório, o ex-governador será sepultado no cemitério Nossa Senhora da Conceição, Centro. O sepultamento em Macapá atende a um desejo do ex-governador em vida, de acordo com a própria família.
Amanhã às 8h, será celebrada uma missa. Às 9h, o plenário será fechado ao público e ficará restrito apenas a políticos e familiares. Em seguida, o caixão deixa o prédio e sai pelas ruas da cidade em cortejo por ruas e avenidas da capital em carro aberto do Corpo de Bombeiros.
O cortejo passa pela Avenida Fab, segue pela rua General Rondon, pega a Avenida Raimundo Alvares da Costa, Cândido Mendes até a Padre Júlio. Sobe a General Rondon e dobra na General Gurjão até o cemitério Nossa Senhora da Conceição.
Antes do sepultamento, deputados e oficiais da Marinha Brasileira prestam as últimas homenagens ao comandante.

Texto: Emerson Renon/ASCOM/ALAP
Foto: Jaciguara Cruz/ASCOM/ALAP
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO AMAPÁ – ASCOM/ALAP
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO
(96) 8125-1116 – randolphscooth@yahoo.com.br
(96) 3212-8311 – assembleialegislativa.ap@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE