quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sarkozy quer Brasil na conferência da Líbia

O presidente da França, Nicolas Sarkozy (direita) e o líder rebelde líbio Mahmoud

PARIS (Reuters) - O presidente da França, Nicolas Sarkozy, afirmou nesta quarta-feira que Brasil, Rússia, China e Índia serão convidados para uma conferência sobre a Líbia, que será realizada em Paris, em 1o de setembro.
A reunião, chamada "Amigos da Líbia", incluirá justamente os países que demonstraram preocupação com a campanha aérea liderada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que começou em março.
O Brasil está entre as nações que se abstiveram na votação que aprovou uma resolução do Conselho de Segurança da ONU autorizando o uso de força para impor uma zona de exclusão aérea. O país defendia um fim negociado para o conflito.
Sarkozy, primeiro líder ocidental a reconhecer os rebeldes como governantes legítimos da Líbia, convidou os líderes mundiais para a reunião na capital francesa para discutir a reconstrução do país do norte da África.
Sarkozy declarou que a França manterá as operações militares na Líbia sob mandato da Otan enquanto for necessário.
"Estamos prontos para continuar as operações militares na Líbia sob a Resolução 1973 da ONU pelo tempo que os nossos amigos líbios precisarem", afirmou Sarkozy a repórteres em frente ao palácio presidencial, ao lado do líder rebelde líbio Mahmoud Jibril, do Conselho Nacional de Transição.
Jibril disse que não tem informações sobre o paradeiro do líder líbio Muammar Gaddafi depois da tomada de seu complexo em Trípoli por rebeldes.
Há especulações de que Gaddafi possa estar em sua cidade natal, Sirte, a cerca de 450 quilômetros de Trípoli.

(Reportagem de John Irish)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE