sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Coluna Argumentos (21.10.2011)


De volta

O Senado aprovou na noite de quarta, (19), emendas dos deputados ao projeto que reabre prazo para que os servidores públicos federais, demitidos no âmbito da reforma administrativa, ocorrida no governo Collor (1990-1992), apresentem requerimento de retorno ao serviço. Entre os demitidos há amapaenses.

Causa social


As mães que adotarem crianças com mais de 8 anos de-verão também ter direito ao salário Maternidade. Isso é o que prevê o Projeto de Lei 7.761/10 aprovado na última quarta, (19), na Comissão de Desenvolvimento Econômico. A deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP) atuou como relatora da matéria e deu parecer favorável pela medida.

Internacional


Presidente da CPI do Ecad, Randolfe Rodrigues (PSol-AP) anunciou a intenção de requerer ao go-verno, em especial ao Mi-nistério das Relações Exteriores, levantar questão junto à Organização Mundial do Comércio (OMC), em torno dos direitos autorais de obras musicais. Artistas brasileiros agredecem.
















Terra à vista

O navegador português ouviu essa frase ao chegar ao Brasil, quando do descobrimento, lembra? Pois é, por aqui, no Amapá, a notícia é de que uma nova história será escrita com a posse definitiva das terras que fazem parte deste torrão, agora de forma oficial. A boa nova foi trazida pelo senador José Sarney, que recebeu do Incra a titularização de Porto Grande, Pedra Branca, Ferreira Gomes e Mazagão.

Articulado

O deputado Luiz Carlos (PSDB-AP), que também é advogado, assumiu como membro titular da Comissão de Reforma do Código Civil, no Congresso Nacional. O parlamentar amapaense também tratou de pesquisas com o chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/AP), Silas Mochiutti, durante encontro anteontem em Brasília.

Carência


Uma demanda interessante foi apresentada pelo presidente da associação de moradores do bairro Palmares, na audiência pública da corregedora-geral do CNJ, em Macapá: só existe um defensor público federal atuando no Amapá. Pelo que disse o líder popular, como há muita demanda de processos para esse profissional, não lhe resta alternativa a não ser recusar alguns.

Origem


Um vigilante falou à ministra Calmon que existem muitas irregularidades no meio da vigilância patrimonial. Disse que a empresa que trabalhava teria falsificado uma carta sindical para participar de uma licitação. A magistrada disparou: “Isso é muito grave e foi por esse tipo de investigação que a Operação Mãos Limpas teve início, envolvendo várias instituições”, disse ela.

Filantropia


Os jipeiros amapaenses marcaram mais um gol de placa: o que era para ser um aniversário da esposa de um deles acabou se transformando em uma ajuda substancial à Associação de Mulheres Soropositivas, em Macapá. Os convidados levaram alimentos à festa, resultando em mais de 100 quilos de donativos, que foram repassados à entidade social que passa por dificuldades.


Cleber Barbosa

É jornalista amapaense, colunista do Diário do Amapá e editor dos Blog's
http://amapaempaz.blogspot.com
e
http://soujipeiro.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE