quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Notas da Coluna Argumentos (06.10.2011)

Avanços
Na festa de celebração à história de implantação e de amadurecimento dos poderes constituídos do Estado, ontem, na AL, registro positivo a respeito dos avanços tecnológicos em curso no Legislativo. Além da interatividade com o cidadão, por meio de inúmeras ferramentas midiáticas, o plenário ganhou painel eletrônico de votações.

Falhas
Alunos da Escola Estadual Tiradentes comemoraram a possibilidade de anulação das questões da prova de Lite-ratura, que integrava a primeira fase do Vestibular 2011 da Universidade Estadual do Amapá, a Ueap. Depois de fazer um caminhada em protesto contra falhas e até suposto “plágio”, estudantes consideram o anúncio uma vitória.

Liderança
A presidente do Conse-lho Municipal dos Direitos da Mulher, Ediane Andrade, será uma das convidadas do programa Conexão Brasília de sábado, cá da Diário FM. O programa trará ainda o resultado de mais uma viagem à Brasília, onde desembarca hoje o superintendente deste Diário, o jornalista Luiz Melo. Às oito.


Em audiência
Para garantir a efetiva realização do orçamento da União dos programas Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Autonomia Feminina, nove secretárias estaduais de políticas para as mulheres reuniram-se ontem com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Quem também fez parte do grupo foi Maria da Penha, que deu seu nome à lei que coíbe a violência doméstica e familiar.

À espreita
Em meio às serenas comemorações pelo aniversário de fundação do Estado do Amapá, ontem, na Assembleia Legislativa, eis que o ex-presidente Lucas Barreto (PTB) reapareceu na mídia. Foi durante entrevista ao programa Luiz Melo Entrevista, quando elogiou a AL, mas criticou muito o atual governador Camilo Capiberibe (PSB), seu adversário em 2010.

Juventude
O Senado aprovou ontem, em votação simbólica, proposta que institui o Estatuto da Juventude, com princípios e diretrizes para o Poder Público criar e organizar políticas para essa idade, considerada pelo texto como a faixa de 15 a 29 anos. O texto aprovado é um substitutivo da deputada Manuela d’Ávila (PCdoB-RS) ao Projeto de Lei 4529/04, da própria Casa.

Em boas mãos
Dizendo-se leitor diário da coluna, o ex-prefeito de Laranjal do Jari, Antônio Cruz (PSDB), agora empresta seus conhecimentos técnicos e habilidade política ao mandato do de-putado estadual Valdeco Vieira, do PPS, como um de seus assessores diretos. O parlamentar, estreante no mandato, guarda o mesmo trato com populares, correligionários e seus pares.

Andanças
Por falar no Jari, notícias vindas do sul do Amapá dão conta de que o delegado de polícia Roberto Prata estaria navegando em bons índices de popularidade, desde que tirou licença especial e se mudou para Laranjal do Jari. Existem especulações sobre uma eventual pré-candidatura dele a prefeito do lugar. Discurso vem com resgate às famílias e combate aos ilícitos.

Cleber Barbosa
É jornalista amapaense, colunista do Diário do Amapá e editor dos Blog's http://amapaempaz.blogspot.com
e http://soujipeiro.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE