sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

TURISMO MACAPÁ: Portal da Amazônia

Macapá possui uma localização geográfica privilegiada, na esquina do Rio Amazonas com a Linha do Equador. Além disso, belos monumentos como a Fortaleza de São José. 
O Amapá ainda é pouco conhecido como destino turístico, mas apostar no incremento dessa atividade ainda pode alavancar a economia local

Cleber Barbosa
Editor de Turismo

Longe de ser um destino turístico consolidado, o Amapá reúne todas as condiçõs para isso, bastando a adoção de algumas medidas importantes que incluem o poder público e a iniciativa privada. A turismóloga Nira Brito, diz que ninguém do trade turístico aguenta mais ouvir falar em potencial turístico. “Isso só não basta, é preciso que tenhamos produtos turísticos formatados para aí sim colocá-los na prateleira para serem comercializados”, ensina.
A especialista enumerou algumas medidas que considera fundamentais para que o turismo local se consolide e o estado possa entrar de vez na briga para atrair o visitante de fora a conhecer o Amapá.
- Adoção de políticas públicas pelos governos para o planejamento e a expansão do setor econômico do turismo,
- Reagrupar o Trade Turístico, que hoje está enfraquecido;
- Criar campanhas educativas buscando sensibilizar a população sobre a importância das atividades turísticas dentro do estado.
- Identificação dos gargalos referentes à qualificação da mão de obra;
- Melhorias no planejamento urbanos das cidades, com a valorização dos pontos turísticos já existentes;
- Ações de promoção e marketing do Amapá como destino turístico;
- Investir na infraestrutura de acessibilidade aos atrativos turísticos naturais do estado, como balneários, cachoeiras e cidades históricas.

NOSSA OPINIÃO

A Bahia e Ceará, obtém resultados palpáveis pela decisão de apostar no turismo. Na Amazônia,  Pará e Amazonas disputavam os turistas do chamado ecoturismo até que a transformação de um velho estacionamento de aviões de Belém em Centro de Convenções, mudou o eixo do turismo por lá. O Hangar tem reservas para dois anos. Turismo de eventos pode ser a saída também para o Amapá.

Um comentário:

  1. As palavras potencial e promissor, não fazem parte do dicionário amapaense quando está relacionado ao turismo à começar pelo órgão "competente" deste Estado, a Secretária de Turismo - SETUR que vem sofrendo de descrédito desde sua fundação tanto em relação ao trade, quanto a população que a grosso modo vê neste departamento tão somente um "curral eleitoral", e principalmente aos "ilustres deputados" cortando grande parte do orçamento deste departamento (Setur), que no inicio tinha um orçamento de mais de oito milhões e hoje em 2015 um orçamento de um milhão e novecentos mil reais. Diante deste cenário o Amapá vai "CONTINUAR" COMO UM "DESTINO" POUCO CONHECIDO.

    ResponderExcluir

Contribua conosco!

PUBLICIDADE