terça-feira, 15 de maio de 2012

Coluna Argumentos, terça-feira, 15 de maio de 2012.




Tolerância zero

O ex-senador Papaléo Paes (PSDB) acaba de assumir a direção do Conselho Nacional de Ética do seu partido. Ele diz que a Lei da Ficha Limpa só veio ratificar aquilo que a sociedade brasileira já tinha como ponto pacífico, de não tolerar mais a corrupção dos agentes públicos. E que se sente à vontade na nova função.

Análises

Numa animada roda política ontem, analistas de plantão debruçavam-se num tabu. Há vinte anos s governadores do Amapá em primeiro mandato jamais fizeram o prefeito de Macapá. Foi mesmo. Barcellos perdeu com Murilo, deu Papaléo; Capi com Waldez, deu Barcellos; Waldez com Bala, deu João.

Reeleição

Ainda nessa linha de raciocínio, os governadores reeleitos conseguiram que seus “pupilos” conquistassem a Prefeitura de Macapá. É o que se chama “capacidade de transferir votos”. Capiberibe, reeleito, ajudou a eleger João Henrique (PSB), em 2000; Waldez Góes (PDT) reeleito, conseguiu eleger Roberto Góes (PDT) em 2008;

Apresentação

A diretoria do Instituto Joel Magalhães (Ijoma) oferece amanhã um Café da Manhã no canteiro da obra do hospital do câncer, na Avenida Silas Salgado, bairro Alvorada. O presidente do Instituto, padre Paulo Roberto Matias de Souza, apresentará a obra da sede do Ijoma.

Academia

O historiador francês Laurent Vidal profere conferência sobre a história de Mazagão hoje, às 16 horas, no anfiteatro da Universidade Federal do Amapá (Unifap). A conferência terá como base o livro “Mazagão – a cidade que atravessou o Atlântico”, publicado em 2008 pela editora Martins Fontes. A palestra será aberta à comunidade acadêmica e demais interessados.

Gratidão

O senador José Sarney (PMDB-AP) vai aos poucos dando retorno aos inúmeros telefonemas disparados do Amapá durante sua internação em São Paulo. O presidente do Senado Federal diz que isso só aumenta a dívida de gratidão com os amapaenses e, sensibilizado, agradece por orações, rezas e palavras de força recebidas.

Brecha

O deputado Valdeco Vieira (PPS) anunciou ontem ter descoberto uma brecha na Constituição do Amapá que pode garantir a criação de novos municípios no Estado, entre eles Bailique, Ilha de Santana, Pacuí e Fazendinha. O presidente da AL, Moisés Souza (PSC) é um dos que apóia o projeto de Vieira. Agora vai.

Aos poucos

Por falar em Moisés Souza, está acontecendo o que ele previu na semana passada, quando a Assembleia votou e aprovou o reajuste linear de 8% para o funcionalismo estadual enquanto as categorias funcionais negociam com o Estado. Os militares tiveram acréscimo ontem de mais 7% dos soldos, com aval da AL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE