As vendas do
setor supermercadista fluminense totalizaram R$ 30 bilhões em faturamento, no
ano de 2015, segundo a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro
(ASSERJ). O resultado mostra que, apesar do agravamento da crise econômica a
partir do segundo semestre, o segmento se manteve estabilizado no comparativo
com 2014, que registrou R$ 27 bilhões em vendas. Os valores acompanham a alta
da inflação registrada no fim do ano passado.
Já o
faturamento do setor em 2016 apresentou uma retração de 3% em janeiro, em
relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo Fábio Queiróz, o presidente
da ASSERJ, esse refluxo acontece no início do ano, depois das despesas de fim
de ano, e reflete também a preocupação com os efeitos da instabilidade
econômica.
“Estamos
intensificando as negociações com os fornecedores, para fazer frente à alta do
dólar. Esse é um dos nossos esforços para tentar garantir um preço mais em
conta para o consumidor. A nossa proposta contra os efeitos da crise econômica
é aumentar a oferta de produtos cadastrados nos mercados e apostar nas
promoções, dando ao consumidor mais opções e preços mais vantajosos. Com isso
conseguimos manter as vendas aquecidas e o fluxo da produção industrial”,
afirma Queiróz.
Atualmente o
setor supermercadista gera 200 mil empregos diretos em todo o estado do Rio de
Janeiro. De acordo com a ASSERJ, não há registro de demissões em larga escala
entre suas 300 empresas associadas, que totalizam mais 1500 lojas distribuídas
em toda a região fluminense.
Ações para 2016
Para manter
o nível de estabilidade em 2016, mesmo com os entraves econômicos, a ASSERJ tem
adotado várias ações para manter setor aquecido. Uma das principais é a
convenção Super Rio Expofood 2016, que neste ano foi remodelada para gerar um
número maior de parcerias comerciais, se comparada as edições anteriores. A
associação, que realiza a convenção em parceria com a Escala Eventos, estima
que o evento movimente cerca de R$ 250 milhões em volume de negócios, neste
ano.
Essa
reformulação levou a convenção a alcançar a marca 100% dos espaços vendidos
para expositores, com mais de um mês de antecedência, algo inédito em todas as
edições. Entre os expositores confirmados estão grandes marcas como Coca-Cola,
BRF Brasil, Procter & Gamble, Ambev, Granja Mantiqueira, JBS Brasil,
Laticínios Tirolez, Grupo Petrópolis, Havaianas, Piraquê e Bauducco. O evento
deve receber um público de mais de 40 mil pessoas.
Para Fábio
Queiróz, que foi conduzido à presidência da ASSERJ em substituição a Aylton
Fornari, a volta das grandes marcas para o evento é prova clara de que é
possível resistir à crise econômica. “Não foi uma tarefa simples, mas
conseguimos trazer de volta grandes marcas do mercado nacional para convenção.
Para ASSERJ isso é prova inequívoca da confiança da indústria e do segmento na
convenção, que será voltada prioritariamente para a concretização de negócios.
Isso é bom para as indústrias, os supermercadistas e principalmente os consumidores,
com novas opções de produtos e preços nos supermercados”, destaca o presidente
da associação.
A Super Rio
Expofood 2016, que acontece entre os dias 15 e 17 de março, no centro de
convenções Riocentro, também terá um espaço inteiramente dedicado a lançamentos
de novos produtos. A intenção é dar maior visibilidade as novidades que estão
chegando no mercado.
Além da
convenção, a associação acaba de inaugurar a Escola ASSERJ, cujo objetivo será
capacitar profissionais, de forma bastante específica, para atender o setor
supermercadista. A ASSERJ também tem realizado eventos constantes com
empresários do interior do estado, dando suporte e consultoria para os temas
que regulam o setor.
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