sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Notícias do Palácio do Setentriçao - GEA

Quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Campanha educativa busca fortalecer a cultura da paz e da não violência

Para chamar a atenção da população amapaense sobre o fortalecimento de uma cultura de paz e da não violência, principalmente contra a mulher, o Governo do Estado, através da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), promoveu nesta quinta-feira, 17, uma campanha educativa denominada "Blitz da Paz". A mobilização ocorreu na esquina da Rua Cândido Mendes com a Avenida Padre Júlio Maria Lombaerde, no Centro de Macapá.
Durante três horas, servidores da SEPM e do Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf) distribuíram informativos relacionados aos direitos humanos, combate à violência contra a mulher e sobre a Lei Maria da Penha, além de kits com preservativos masculinos e femininos, fitas e bandeirinhas com o símbolo da paz para quem passava pelo local, em especial os condutores de veículos.
O objetivo da campanha é sensibilizar a população sobre a importância de apoiar o fortalecimento da cultura da paz e da não violência entre as pessoas de todos os gêneros e, de modo particular, contra a mulher.
A gestora da SEPM, Inailza Rosário Barata, explicou que a blitz faz parte do plano de trabalho da secretaria e que, em 2013, o órgão fortalecerá essa cultura da paz. "A ação não é somente em defesa do direito da mulher, mas também de todo e qualquer cidadão que, no dia a dia, tenha sido violentado em seus direitos fundamentais. Além do Centro da capital, essa ação ainda ocorrerá, fundamentalmente, em bairros periféricos, onde as estatísticas apontam um elevado índice de violência contra a mulher", pontuou.
A coordenadora do Setor Psicossocial do Camuf, Rosinete Leite, ressaltou a importância que esse tipo de campanha traz para a população. "Temos de trabalhar o tema paz, não só durante a campanha, mas de maneira permanente. Paz no trânsito, paz na família, paz na escola e paz no Brasil, pois, hoje, a nossa vida está por um fio e não temos mais segurança e nem privacidade de sair com a família", sublinhou.

Dorislene Muniz/Secom

Sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Secult leva Projeto Identidade - Amapá Cultural à comunidade de Carmo do Macacoari

De 7 a 27 de janeiro acontece na localidade de Carmo do Macacoari, no município de Itabual do Piririm, a cerca de 100 quilômetros da capital, a tradicional programação em louvor a São Sebastião. Neste sábado, 19, durante a festividade, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realizará ações do projeto Identidade - Amapá Cultural. A ideia é cadastrar artistas locais que farão parte do Sistema de Informações da Secult, possibilitando conhecer a realidade produtiva cultural do Estado.
Este ano, a festa em honra a São Sebastião recebeu mais de R$ 60 mil em investimentos do Governo do Estado, através Secult. O evento conta com programação religiosa, sociocultural e esportiva e deve movimentar cerca 15 mil pessoas.
Em busca do fortalecimento cultural, econômico e turístico da região, a equipe da Secretaria de Estado da Cultura estará desenvolvendo o projeto Identidade - Amapá Cultural, através do cadastramento das mais diversas manifestações artístico-culturais. O projeto visa identificar e conhecer, de maneira geral, os segmentos e atores relacionados à arte amapaense.
De acordo com o secretário de Cultura, José Miguel, o projeto faz parte do processo de estruturação da política cultural do Estado e servirá como base para ações que implicam no estudo e resgate da identidade cultural da região.
"Não temos um banco de dados com informações sobre os segmentos culturais do Estado. O projeto é uma maneira de coletar essas informações, identificar demandas, estruturar o mercado e fortalecer a cadeira produtiva cultural" explicou o gestor.
Durante a festividade, a equipe da Secult disponibilizará uma ficha cadastral, que deverá ser preenchida pelo artista. Entre as informações básicas a serem coletadas estão o segmento de atuação e dados pessoais.
A ficha de cadastramento também pode ser acessada através do endereço eletrônicowww.secult.ap.gov.br/identidade. Após o cadastramento, o artista passa a fazer parte do Sistema de Informações da Secult.

Programação da Festividade São Sebastião
07 a 19/01 - Novena na Igreja de São Sebastião
20/01 - Dia de São Sebastião
6h - Alvorada
9h - Missa
10h - Procissão
12h - Almoço
13h - Brincadeiras para as crianças
14h - Leilão
18h - Corrida de Cavalo
20h - Baile Dançante
26 e 27 - Baile Social de São Sebastião

Andreza Sanches/Secult

Sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Equipe técnica já está trabalhando na preparação da Adec para a Copa do Brasil 2013

O Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), apresentou no início da noite desta quinta-feira, 17, a equipe de profissionais que vai trabalhar na preparação da Associação Desportiva Calçoene (Adec) para a Copa do Brasil de Futebol Feminino 2013.
O grupo é formado pelos seguintes profissionais: preparador físico, Moabe Neves; psicóloga, Nayara Salomão; fisioterapeuta, Edvaldo Cruz; massagista, Leonardo (conhecido como "Tiririca"); e uma nutricionista. Além dos profissionais que estarão à disposição das atletas, o GEA também disponibilizou o alojamento do Ginásio Avertino Ramos (climatizado), café da manhã, almoço e jantar para o time.
O secretário da Sedel, Rogério Salvador, falou sobre a inciativa de garantir o apoio. "São 17 dias de muito trabalho, estamos aqui para motivar todas as modalidade e hoje investimos na Adec por ser uma equipe que tem muita qualidade e sou confiante que ganharemos os jogos dentro e fora do Estado", salientou.
O preparador físico Moabe Neves comunga da mesma opinião. "Assisti ao time e acredito no seu potencial, quero dizer que vamos trabalhar em conjunto. Se Deus quiser teremos um bom desempenho".
A psicóloga Nayara Salomão explicou como será desenvolvido o trabalho com a equipe. "Vamos elaborar um programa emocional para atletas, para que elas se vistam como atletas, falem como atletas e comportem-se como atletas".
O fisioterapeuta Edvaldo Cruz falou sobre como será a preparação. "A gente vai procurar fazer um trabalho para que as atletas não se machuquem e, caso isso ocorra, vamos tentar recuperar da melhor maneira e de forma mais rápida".
Ubiraelson, presidente da Adec, comentou sobre a importância em receber o apoio do Governo do Estado. "Graças à boa vontade do governador Camilo Capiberibe e do secretário Rogério Salvador, essa ajuda é grandiosa, pois poderemos melhorar a qualidade da equipe", enfatizou.
A jogadora Nanda também agradeceu o apoio, afirmando que "se no futebol já é difícil, na categoria feminina é maior ainda. Só temos a agradecer e vamos procurar retribuir representando bem o Amapá e com vitórias. Se a Adec conseguir ganhar um jogo aqui e um fora do Estado, terá um sabor especial", ressaltou.
O jogo de estreia da Associação será contra a equipe da Esmac-PA, no dia 2 de fevereiro, às 18h30, no Estádio Glycério de Souza Marques. Os ingressos para a partida estão sendo vendidos nos seguintes postos: Sorveteria Clara Neve, Rua Manoel Eudóxio Pereira, bairro Santa Rita; Sorveteria Jesus de Nazaré; Panificadora Pão da Vida; bilheteria do Estádio Glycério Marques; e bilheteria do Ginásio Avertino Ramos.

Cliver Campos/Sedel
Quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Confira a agenda de eventos para este final de Semana

Clube de Cinema
O Museu da Imagem e do Som (MIS), por meio do Clube de Cinema, exibe neste sábado, 19, o filme A Guerra do Fogo, às 18h30, no auditório do MIS. Entrada franca.
Data/Hora
Sábado, 19, às 18h30
Local: auditório do MIS, 2º piso do Teatro das Bacabeiras
Museu Sacaca
Teatro, música e poesia tomam conta no Fim de Tarde no Museu, nesta quinta-feira, 17, às 19h, na Praça de Alimentação do Museu Sacaca. Música com o cantor Vicente Moura e poesia com o grupo Abeporá das Palavras.
Data/Hora
Quinta-feira, 17, às 19h
Local: Praça de Alimentação do Museu Sacaca
Fortaleza São José de Macapá
A Fortaleza São José de Macapá, além de estar aberta ao público para visitações, tem programação de filmes, através do Cine Mairi. No local há um monitor que acompanha os visitantes e explica a história do Museu.
Para este sábado, 19, às 16h, haverá a exibição do filme O Homem que Desafiou o Diabo, com os atores Marcos Palmeira, Lívia Falcão e Flávia Alessandra . Entrada Franca.
Sinopse - Um filme Brasileiro do gênero comédia, dirigido por Moacyr Góes, que narra a história de Zé Araújo (Marcos Palmeira), um homem boêmio, que gosta de frequentar cabarés e ouvir cantadores de viola. Após tirar a virgindade de uma turca, ele é obrigado pelo pai dela a se casar. Durante anos, Zé passa por seguidas humilhações, provocadas por sua esposa. Um dia, ao ouvir uma piada sobre sua situação, ele se revolta, destrói o armazém do sogro e ainda dá uma surra na esposa. Ao terminar, ele monta em seu cavalo e parte sem destino, decidido a ter uma vida de aventuras.
Data/Hora
Visitações: Terça-feira a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h
Domingo, das 14h às 18h
Exibição do filme: sábado, 19, às 16h
Local: Auditório da Fortaleza
Museu Joaquim Caetano da Silva
Para quem curte história e cultura, o Museu Joaquim Caetano da Silva está aberto para visitações. Com duas exposições permanentes: Com a História do Amapá, que inicia desde o Brasil colônia até a era de Getúlio Vargas, e a Sala de Arqueologia, que possui peças de várias localidades do Estado.
Data/Hora
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Sábado e domingo, das 9h às 14h

Dorislene Muniz/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE