Campanha educativa busca fortalecer a cultura da paz e da não violência
Para chamar a atenção da população amapaense sobre o fortalecimento de uma cultura de paz e da não violência, principalmente contra a mulher, o Governo do Estado, através da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), promoveu nesta quinta-feira, 17, uma campanha educativa denominada "Blitz da Paz". A mobilização ocorreu na esquina da Rua Cândido Mendes com a Avenida Padre Júlio Maria Lombaerde, no Centro de Macapá.
Durante três horas, servidores da SEPM e do Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf) distribuíram informativos relacionados aos direitos humanos, combate à violência contra a mulher e sobre a Lei Maria da Penha, além de kits com preservativos masculinos e femininos, fitas e bandeirinhas com o símbolo da paz para quem passava pelo local, em especial os condutores de veículos.
O objetivo da campanha é sensibilizar a população sobre a importância de apoiar o fortalecimento da cultura da paz e da não violência entre as pessoas de todos os gêneros e, de modo particular, contra a mulher.
A gestora da SEPM, Inailza Rosário Barata, explicou que a blitz faz parte do plano de trabalho da secretaria e que, em 2013, o órgão fortalecerá essa cultura da paz. "A ação não é somente em defesa do direito da mulher, mas também de todo e qualquer cidadão que, no dia a dia, tenha sido violentado em seus direitos fundamentais. Além do Centro da capital, essa ação ainda ocorrerá, fundamentalmente, em bairros periféricos, onde as estatísticas apontam um elevado índice de violência contra a mulher", pontuou.
A coordenadora do Setor Psicossocial do Camuf, Rosinete Leite, ressaltou a importância que esse tipo de campanha traz para a população. "Temos de trabalhar o tema paz, não só durante a campanha, mas de maneira permanente. Paz no trânsito, paz na família, paz na escola e paz no Brasil, pois, hoje, a nossa vida está por um fio e não temos mais segurança e nem privacidade de sair com a família", sublinhou.
Dorislene Muniz/Secom
Sexta-feira, 18 de janeiro de 2013Secult leva Projeto Identidade - Amapá Cultural à comunidade de Carmo do Macacoari | |||||
De 7 a 27 de janeiro acontece na localidade de Carmo do Macacoari, no município de Itabual do Piririm, a cerca de 100 quilômetros da capital, a tradicional programação em louvor a São Sebastião. Neste sábado, 19, durante a festividade, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realizará ações do projeto Identidade - Amapá Cultural. A ideia é cadastrar artistas locais que farão parte do Sistema de Informações da Secult, possibilitando conhecer a realidade produtiva cultural do Estado.
Este ano, a festa em honra a São Sebastião recebeu mais de R$ 60 mil em investimentos do Governo do Estado, através Secult. O evento conta com programação religiosa, sociocultural e esportiva e deve movimentar cerca 15 mil pessoas.
Em busca do fortalecimento cultural, econômico e turístico da região, a equipe da Secretaria de Estado da Cultura estará desenvolvendo o projeto Identidade - Amapá Cultural, através do cadastramento das mais diversas manifestações artístico-culturais. O projeto visa identificar e conhecer, de maneira geral, os segmentos e atores relacionados à arte amapaense.
De acordo com o secretário de Cultura, José Miguel, o projeto faz parte do processo de estruturação da política cultural do Estado e servirá como base para ações que implicam no estudo e resgate da identidade cultural da região.
"Não temos um banco de dados com informações sobre os segmentos culturais do Estado. O projeto é uma maneira de coletar essas informações, identificar demandas, estruturar o mercado e fortalecer a cadeira produtiva cultural" explicou o gestor.
Durante a festividade, a equipe da Secult disponibilizará uma ficha cadastral, que deverá ser preenchida pelo artista. Entre as informações básicas a serem coletadas estão o segmento de atuação e dados pessoais.
A ficha de cadastramento também pode ser acessada através do endereço eletrônicowww.secult.ap.gov.br/identidade. Após o cadastramento, o artista passa a fazer parte do Sistema de Informações da Secult.
Programação da Festividade São Sebastião
07 a 19/01 - Novena na Igreja de São Sebastião
20/01 - Dia de São Sebastião
6h - Alvorada
9h - Missa
10h - Procissão
12h - Almoço
13h - Brincadeiras para as crianças
14h - Leilão
18h - Corrida de Cavalo
20h - Baile Dançante
26 e 27 - Baile Social de São Sebastião
Andreza Sanches/Secult
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua conosco!