sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Pedra Branca do Amapari já vive clima de nova eleição para prefeito


CAPA5 VOTAÇAO
TRE-AP deverá deliberar oficialmente, com decisão plenária, sobre nova eleição para prefeito em Pedra Branca do Amapari, apenas na quarta-feira da próxima semana, mas no município o clima já é de pré-campanha com pelo menos três nomes lançados como postulantes ao cargo.

Os nomes que correm de boca em boca em Pedra Branca, como possíveis candidatos a prefeito, são os de Genival Gemaque Santana (PR); Geraldo Henrique Sobrinho, o Pastor Geraldo (PSC); e o do vereador Wilson Souza (PSB) que está no cargo de prefeito provisório em virtude da eleição majoritária de 7 de outubro passado ter sido anulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Gemaque e Pastor Geraldo concorreram ao cargo nas eleições municipais de 2012. O primeiro obteve 2.912 votos e, outro, apenas 52. O vereador Wilson, por sua vez, estaria disposto a concorrer, no novo pleito, na condição de canaidato à reeleição por estar exercendo o cargo de prefeito.

Consta, também, que Bete Pelaes, filha da ex-prefeita Socorro Pelaes, será candidata ao cargo máximo no município de Pedra Branca do Amapari. Mas haveria contra ela, um impedimento: não ter se filiado no PTN em tempo hábil para participar da nova eleição.

O pleito majoritário municipal de Pedra Branca do Amapari foi anulado porque o número de votos nulos suplantou os de válidos. Os votos anulados, que chegaram a 3.887 ou 56,34% dos eleitores participantes do pleito, foram destinados à então candidata Socorro Pelaes que, enquadrada na Lei da Ficha Limpa, concorreu enquanto enquanto recurso dela tramitava no TSE.

Concorrendo sub judice, Socorro Pelaes, como candidata à reeleição, acabou tendo o recurso indeferido pela corte do Tribunal Superior Eleitoral, decisão que fez com que os votos destinados a ela se tornassem nulos, inviabilizando a legalidade da eleição.

Anteontem, o presidente do TRE-AP, desembargador Raimundo Vales, informou que a nova eleição para prefeito de Pedra Branca do Amapari será dia 31 de março. Mas que somente quarta-feira que vem é que o Plenário do tribunal vai deliberar a respeito do calendário do pleito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE