Os representantes da empresa Sumitomo Metal Mining do Brasil Ltda, filiada da mineradora japonesa Sumitomo Corporation, que atua no segmento de mineração desde 1691, buscam no Estado do Amapá a obtenção de Licença de Operação para Pesquisa Mineral – Projeto Tartarugal –para possível exploração de ouro. A empresa está sediada no Estado desde 2016 e procurou a Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá para apresentação de seu projeto de investimentos, inicialmente na etapa de pesquisa e sondagem, com previsão de aplicação de cerca de US$ 4 mil nas atividades desta fase durante o ano de 2017.
Na tarde desta terça-feira, 2, os diretores e técnicos da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá e o chefe de gabinete do Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), Nilton Pereira, recepcionaram o gerente de exploração e o geólogo da Empresa para orientá-los quanto aos procedimentos e documentos que devem ser encaminhados aos órgãos ambientais para futuras instalações no Estado.
“A Agência Amapá está recepcionando o projeto junto com o Imap e vamos dar os encaminhamentos necessários para que esta empresa venha gerar emprego e renda para o nosso Estado”, enfatizou o diretor da Agência Amapá, José Molinos.
De acordo com o geólogo da empresa, Marcos Tagliatti, a mineradora tem atividades em outras regiões do país e atua em três tipos de seguimento: mineração (estudo e exploração); refinaria (smelters); e materiais de alta tecnologia. Já a Sumitomo Corporation atua em mercados exteriores como leste da Ásia, sudeste e sudoeste da Ásia, Oceania, Europa, África, Oriente Médio, entre outros.
“Fizemos algumas pesquisas e decidimos vir para o Amapá, pois é um Estado em expansão e ainda pouco explorado na questão de mineração e pela maneira com que fomos recebidos aqui. Temos certeza de que nosso projeto terá êxito e, muito em breve, contribuiremos efetivamente com a economia do Estado”, destacou o gerente de exploração da empresa mineradora, Julio Liz.
O próximo passo é levar o projeto para o conhecimento e apreciação do governador do Estado do Amapá, Waldez Góes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua conosco!