domingo, 28 de maio de 2017

OPINIÃO | Motivos para continuar acreditando no Brasil, por Carlos Bretos.



"Vale a pena ler para estimular nosso orgulho pelo Brasil"

Bom dia amigos, o post é um pouco longo mas é uma experiencia pessoal que acredito vale a pena compartilhar. 
Ha cerca de 10 dias fui convidado a participar de um painel de debates aqui em Miami sobre prognósticos para o Brasil, no que aceitei prontamente porque acredito que um dos principais papeis de um executivo fora de seu país é o de ser um embaixador, realista com relação aos problemas do nosso país mas sobretudo sabendo valorizar o que temos de bom no Brasil e na essência dos brasileiros. 
Pois bem, o evento ocorreu ONTEM, ou seja entre o convite e o evento, a capacidade de fazer prognósticos de curto prazo foi a zero o que também contribuiu para uma audiência ansiosa de quase 100 pessoas. 
Então discorri do que é o país e que não mudou com esta crise: uma das 10 maiores economias do mundo, 2º maior produtor de alimentos e grãos do mundo, um dos maiores produtores de minério do mundo, sistema financeiro mais desenvolvido do mundo, pais que hospeda 400 subsidiarias das 500 maiores empresas do mundo, maior classe C da AL, etc, etc. 
Também não mudou nem o senso de humor e nem a resiliência do brasileiro, descrita por meu amigo e escritor Eid Salomi como "Brasiliencia" e nossa capacidade de sobreviver a inflações de 90% ao mês, de acordar com as finanças pessoais e empresariais bloqueadas e com apenas R$50 na conta para sobreviver... e sobrevivemos... porque o Brasil e os brasileiros são muito maiores que alguns grupos de pessoas que visam exclusivamente seus interesses pessoais. As pessoas entram e saem de cena mas o país fica, pela riqueza natural e humana. 
Meu ultimo tópico foi sobre o que esta mudando com esta crise e foi quando falei, como brasileiro que sou, que vejo o Brasil com papel de liderança mundial na aplicação da justiça em todos os níveis, com uma policia federal e promotoria agindo autonomamente e em todos os níveis para tratar de esclarecer os fatos e penalizar quem tiver que ser penalizado. Se de um lado cresce o sentimento de revolta por traição daqueles que deveriam governar para o povo, o clamor de justiça e a mobilização popular trouxeram ao cenário o suporte e a blindagem necessárias para esta autonomia. 
E aí meu amigos, ouvi de americanos, europeus e latino-americanos presentes que todos estavam orgulhosos do que estava acontecendo no Brasil e que esperam que um dia, por mais utópico que possa lhes parecer, que o mesmo ocorra em seus países pois o ambiente de corrupção, desvios e desmandos existe igualmente em todos os rincões do mundo. 
Apenas compartilho para tentar com este post sensibilizar a cada um de vocês, a manterem a fé no país e apoio incondicional à lava-jato e que estejamos todos seguros, que se por um lado há incertezas na nossa cara, que este momento tem tudo para levar as instituições politicas e empresariais a um nível de profissionalização jamais experimentado no país. Já imaginaram todo este dinheiro citado nas investigações colocado em favor de programas sociais e de melhoria de vida da nossa população?
E que nos livremos do complexo de vira-latas que nos acompanha desde 1500 e levantemos a cabeça pois o Brasil está se limpando por si próprio e dando uma aula para o mundo de que é possível mudar uma herança maldita! Dói, machuca mas o resultado tem tudo para ser muito bom pelo menos para as próximas gerações que virão. 
Aos meus amigos jornalistas, um apelo: que joguemos mais luz e manchetes às coisas boas que temos e que somos. O Brasil é um país gigante!


Carlos Bretos, Vice Presidente & General Manager da Lexmark América Latina. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE