quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Governo do Amapá quer derrubar lei que cria programa de renda mínima


O governador do Amapá, Camilo Capiberibe (PSB), ajuizou uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a lei que criou um programa de renda mínima no Estado.

Capiberibe informa que o projeto que deu origem à lei é de iniciativa parlamentar e foi totalmente vetado por ele. A Assembleia Legislativa rejeitou o veto e promulgou a norma.

A lei estadual institui o programa social Renda para Viver Melhor, direcionado a famílias em situação de pobreza, estabelecendo regras para seu funcionamento.

Conforme o texto, cabe ao governo estadual arcar com as despesas do programa, por meio do Fundo Estadual de Assistência Social.

O governador afirma que, por interferir na organização e no funcionamento da administração estadual, a norma é de iniciativa privativa dele.

Assim, ela violaria as regras constitucionais da independência entre os poderes e da iniciativa da reserva de lei para chefe do Poder Executivo.

Outro ponto atacado pelo governador é o fato de a lei estabelecer que o benefício deve ser estipulado em 50% do valor do salário mínimo.

O governo do Amapá solicita que a norma seja anulada a partir do momento em que passou a vigorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE