quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Notícias da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá

Deputado Manoel Brasil comemora licitação da “Casa de Parto na Zona Norte”


O requerimento do deputado estadual Manoel Brasil (PRB/AP), que no ano passado foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa (AL) hoje é uma realidade.

O deputado comemora a resposta do executivo que afirma que no mês de setembro deverá ser entregue o processo licitatório para contratação da empresa que irá construir a “Casa de Parto na Zona Norte”.
Com a implantação do centro, as gestantes da zona norte serão beneficiadas com atendimento de pré-natal e obstetrícia, além de não precisarem mais se deslocar para o centro da cidade para ter um atendimento especializado.
Para o deputado Manoel Brasil, as gestantes da zona norte precisavam de uma atenção especial. “A zona norte nos últimos anos tem apresentado um elevado crescimento populacional, e é por esse motivo que precisava com urgência ter esse tipo de atendimento. Hoje, para as pessoas se deslocarem para o centro de Macapá é uma dificuldade, imagine as gestantes. A Casa de Parto vem beneficiar todas as mães da zona norte, que necessitam do serviço público de qualidade e de mais saúde para elas e filhos”, ressalta o parlamentar.

Deputada Mira Rocha clama pela priorização da saúde pública do Amapá

Preocupada com a saúde pública e a necessidade de melhoria na prestação do serviço por parte dos gestores municipais e estaduais, foi discutido amplamente na Assembleia Legislativa, requerimento solicitando o conserto do elevador do Hospital de Especialidades Alberto Lima, com defeito há alguns meses. “O elevador é uma necessidade para a locomoção de pacientes em estado crítico de saúde, especialmente os que passam por tratamento no setor de oncologia do Hospital”, justifica a deputada Mira Rocha (PTB), autora da proposição.
Ano passado, durante uma visita de fiscalização a deputada constatou que além do defeito no elevador, a estrutura de locomoção de pacientes sofria com a falta de maqueiros e macas suficientes para a demanda. Na ocasião, um idoso, com a saúde fragilizada esperava há uma hora pela ajuda de um maqueiro que o transpusesse para o leito ao qual estava destinado.
“Esse tipo de descaso é inaceitável. Há recursos. É uma prioridade que se atenda bem a população que vem em busca de serviços de saúde”, afirmou a deputada.
O requerimento da deputada é destinado diretamente à secretaria estadual de Saúde (SESA) e tem como objetivo expor a realidade e encontrar, através da missão de fiscalizar do poder legislativo, respostas positivas aos requerimentos. “Somos legisladores e fiscalizadores, somos parceiros da gestão pública quando é necessário executar serviços de qualidade, no caso do hospital Alberto Lima, vejo o elevador como uma urgência que já deveria ter sido resolvida, o apelo informal da população já existe, agora esperamos que com o requerimento oficial da Assembleia Legislativa a solução aconteça”, finalizou Mira Rocha.
A demora no conserto do elevador já mobilizou o Instituto do Câncer Joel Magalhães (IJOMA), que ofereceu ajuda financeira ao Estado, para que o problema encontrasse solução eficaz e rápida. A Secretaria Estadual de Saúde (SESA) divulgou em nota que não precisava do apoio financeiro do IJOMA e que em breve resolveria a pendência.

Requerimentos garantem benefícios para a comunidade de Tartarugalzinho

Aprovado esta semana na Assembleia Legislativa do Estado um pacote de requerimentos do deputado estadual Agnaldo Balieiro (PSB) que garantem benefícios para o município de Tartarugalzinho. O parlamentar está requerendo, através da CEA, a implantação de uma rede de iluminação pública no Distrito de Itaubal e a extensão da iluminação pública no Bairro Novo II. O deputado também está solicitando à CAESA a implantação de um sistema isolado de captação e tratamento de água na cidade e à SETRAP, Secretaria de Estado de Transportes, serviços de terraplanagem no Ramal do Bom Jesus.
Atenção voltada também para a segurança pública de Tartarugalzinho. Um dos requerimentos solicita ao comando da Polícia Militar, que seja disponibilizada uma viatura para o policiamento no Município. Além disso, o deputado solicita ao comando da PM que seja implantado o Projeto Cidadão Mirim na cidade. “ Esta é uma reivindicação importante porque a comunidade necessita de um projeto social dessa natureza para retirar crianças das situações de risco” finalizou Balieiro.

Zezé Nunes promove Audiência Pública sobre Diabetes Mellitus no Amapá

O Deputado Zezé Nunes (PV) em parceria com Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Associação dos Diabetes e Hipertensos do Amapá realizam na próxima quinta-feira, 1 de março, a Audiência Pública como tema “ Acadêmica e professores na luta contra a Diabetes Mellitus no Amapá”. O evento está marcado para as 9 horas, na Assembleia
Legislativa.
O objetivo da Audiência Pública é discutir o Programa de Promoção da Saúde da Pessoa com Diabetes Mellitus, que vem sendo experimentado pela UNIFAP, desde 2007, por uma equipe de profissionais que aplica um modelo diferenciado no tratamento de Diabetes, bem como a proposta de criar um Centro de Controle da doença para atender pacientes diabéticos.
Diabetes Mellitus e uma doença provocada pela deficiência de produção e/ou ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas. O distúrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e tem graves consequências tanto quando surge
rapidamente quando se instala lentamente. Nos dias atuais se constitui em problema de saúde pública pelo número de pessoas que apresentam a doença, principalmente no Brasil.
Os sintomas das complicações envolvem queixas visuais, cardíacas, circulatórias, digestivas, renais, urinarias neurológicas, dermatológicas entre outras. No Brasil, 10 milhões de pessoas têm a doença, e a incidência aumenta em adultos e adolescentes, tendo como principal causa o crescente aumento de peso.
Segundo o Ministério da Saúde, 50% dos brasileiros sequer sabem que são diabéticos. A doença aumenta 3 a 5 vezes o risco de complicações cardiovasculares (infarto e isquemia cerebral) e é a 1ª causa de falência renal, cegueira, amputação e disfunção erétil.
Para o deputado Zezé Nunes, a Audiência Publica é uma oportunidade em que toda a sociedade amapaense poderá participar e tomar conhecimento das causas e consequências das Diabetes, a fim de tomar medidas preventivas.

Dapartamento de Comunicação Social
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Site: www.al.ap.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE