sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Prefeitura elabora plano estratégico de serviços que serão oferecidos durante o Carnaval 2012


Serviços – As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Marcello Cândia e Lélio Silva terão as equipes médicas e de enfermagem reforçadas para darem suporte como referencia no atendimento de urgência e emergência 24h. As Unidades Básicas de Saúde que funcionam 18 horas: (Pedro Barros (Fazendinha), Congós, Rubin Aronovitch, Perpétuo Socorro, permanecerão abertas para atendimento de urgência e emergência durante a quadra momesca até a meia noite. As demais unidades de saúde fecharão na sexta-feira (17) às 18h e só retornarão na quarta-feira (23), após o meio dia.

Atendimento – Durante as noites de carnaval, uma ambulância branca com enfermeiros e técnicos estará disponível nas dependências do sambódromo para atender ao público. No percurso da Banda duas ambulâncias brancas com equipe de enfermagem estarão dando suporte para atendimento e remoção, quando necessário, de foliões.

Fiscalização de Ambulantes – Os agentes da Vigilância Sanitária estarão em uma ação de orientação e fiscalização frente aos ambulantes no entorno do sambódromo. O trabalho será focado na garantia das boas praticas higiênico-sanitárias, por parte dos pequenos empreendedores, para que os brincantes não venham adoecer em decorrência da ingestão de alimentos ou bebidas manipulados inadequadamente.

Prevenção DST/AIDS – Equipes da Coordenadoria do Programa DST/AIDS estarão em vários pontos do sambódromo e no percurso da Banda, distribuindo foldrs e preservativos aos foliões. O objetivo é levar prevenção, orientação e promoção da saúde durante os dias de carnaval. Para este ano 250 mil preservativos serão entregues aos brincantes.

Bloco da Camisinha – A programação de carnaval da Semsa traz ainda o tradicional Bloco da Camisinha, que este ano vai abrir a noite de sexta-feira (17), a partir das 20h. O Bloco da Camisinha, que aborda ludicamente a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis e da AIDS, vem este ano com o tema “Antes da Emoção, Use a Razão. Camisinha Tá Na Mão!”. A iniciativa é uma estratégia de prevenção utilizada pela Semsa durante o carnaval para chamar a atenção e conscientizar os foliões da importância do sexo seguro com o uso de preservativos alertando que a Aids e as doenças sexualmente transmissíveis não escolhem sexo, nem idade. Além da diversão e da prevenção o bloco também trabalha a solidariedade. Como é de costume os abadas serão trocados por 1 kg de alimento não perecível. O montante arrecadado será doado para o Fórum ONG AIDS, que fará a distribuição entre os portadores de HIV.

CarnaDengue – Este ano mais uma vez o “Bloco Sem Dengue” entra na Ivaldo Veras nos quatro dias de carnaval e acompanhará o percurso da Banda. O objetivo é mostrar que mesmo em tempo de festa não se pode brincar com o mosquito da dengue, buscando trabalhar a conscientização da população. O bloco segue a linha da campanha municipal de combate a dengue e leva para a avenida do samba 1.200 brincantes com o tema “Macapá Sem Dengue, a União é a Solução”.

Janine Cruz
Ascom Semsa
8124-1001 – 9142-2266

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE