terça-feira, 5 de julho de 2016

Parlamento francês aprova acordos para inaugurar ponte Brasil-Guiana

mediaPonte entre o Brasil e a Guiana Francesa | Foto Divulgação
O Parlamento francês aprovou nesta sexta-feira (1°) os acordos internacionais para a inauguração da tão aguardada ponte entre o Brasil e a Guiana Francesa, que passa sobre o rio Oiapoque. A chamada Ponte Binacional foi construída há quatro anos e meio.



Esses acordos, que incluem transporte rodoviário e circulação transfronteiriça de bens de subsistência entre os dois países, já haviam sido aprovados pelo Congresso Nacional brasileiro.
Falta agora a promulgação pelo presidente francês, François Hollande, e pelo presidente brasileiro.
Degradação da estrutura
Os anos de exposição ao tempo, sem qualquer uso, dão à ponte aspecto de abandono e degradação. O governo do Amapá, no entanto, nega que seja necessária nova obra para revitalização e afirma que apenas uma pintura deixará a ponte pronta para uso.
O anúncio do projeto de ligação entre a cidade brasileira e o território francês ocorreu em 1997 e foi feito por Fernando Henrique Cardoso e Jacques Chirac, presidentes dos países à época.
A ponte, no entanto, só foi concluída em 2011, mas nunca foi aberta à circulação. É uma ponte estaiada, suspensa por cabos, de 378 metros de comprimento. A obra custou R$ 61 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE