Página do jornalista amapaense Cleber Barbosa, voltada a difundir notícias, pensamentos, reflexões e atualidades sobre turismo, comportamento, economia, cultura e política.

PUBLICIDADE

sábado, 2 de julho de 2016

OLIMPÍADAS | Isenção de vistos a estrangeiros completa um mês

Expectativa é de que iniciativa articulada pelo Ministério do Turismo ajudará a impulsionar o fluxo de visitantes ao país durante os Jogos Olímpicos
Crédito: Francisco Medeiros/Ministério do Esporte

A isenção de vistos para turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália completa um mês nesta sexta-feira (01) com avaliação positiva. Além de ter sido elogiada por representantes do setor, organizações como a World Travel & Tourism Concil (WTTC) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) defenderam publicamente a manutenção da iniciativa após o fim dos jogos. 
Para o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, a repercussão favorável reforça o acerto da estratégia adotada pelo governo federal. “Esta iniciativa inovadora do governo brasileiro trará ainda mais visitantes para o nosso país, gerando mais empregos e renda. Teremos a chance de mostrar para turistas americanos, canadenses, japoneses e australianos todos os nossos encantos naturais e culturais”, reforçou.
A definição dos quatro países beneficiados levou em conta o elevado fluxo emissivo ao Brasil, os gastos desses visitantes no país, a forte tradição olímpica e o baixo risco migratório e de segurança. A dispensa, articulada pelos ministérios do Turismo, da Justiça e das Relações Exteriores, valerá até 18 de setembro.
“A decisão do Brasil de suspender temporariamente a exigência de visto para cidadãos americanos é uma iniciativa positiva. Isso facilitará as viagens dos americanos que assistirão aos Jogos”, informou a Embaixada dos Estados Unidos. O governo dos EUA, criou um vídeo voltado aos cidadãos americanos para explicar sobre a isenção de vistos para visitar o Brasil.
A divulgação leva em conta o fato de que cerca de 90 mil americanos visitaram o Brasil durante a Copa do Mundo. Como os Jogos Olímpicos são ainda mais populares entre os americanos, a embaixada espera que um número maior deles visite o país durante a competição, potencialmente entre 100 mil e 200 mil.
A Embaixada do Canadá também elogiou a medida. “Na Copa do Mundo, a combinação deste grande evento com a isenção da taxa para o visto resultou em um aumento de 10 mil turistas canadenses no Brasil. Os canadenses são grandes fãs de esportes, então antecipamos que os Jogos Olímpicos e a isenção de visto motivará ainda mais a vinda de torcedores da equipe Canadá, incluindo os familiares e amigos de atletas”, informou em nota.
O aumento do interesse de canadenses em acompanhar os Jogos Olímpicos foi detectado também pelo Skyscanner – buscador global de passagens aéreas, hospedagem e aluguel de carros – onde as buscas por viagens ao Brasil cresceram 25% em junho de 2016 em comparação a igual período de 2015. Com relação aos japoneses o aumento verificado foi ainda maior: 114%.

Por Gustavo Henrique Braga, do Ministério do Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!