Da Redação
Uma equipe técnica do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional) iniciou por Macapá uma viagem por 10 estados para levantar informações a respeito de 19 fortificações brasileiras, visando aponta-las à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para o reconhecimento como “Patrimônio Histórico da Humanidade”. Trata-se de um longo processo iniciado ainda em 2006, quando da entrega da maior e mais completa restauração do monumento, ocasião em que o intelectual José Sarney, membro da Academia Brasileira de Letras e à época senador pelo Amapá, lançou esse desafio.
Na visita feita agora ao Amapá, o diretor de articulação e fomento do Iphan, o professor Marcelo Brito, se disse impressionado com o que encontrou, ratificando as informações a respeito do potencial da Fortaleza de São José de Macapá em ganhar tal reconhecimento internacional. “Para o Brasil expressa o papel que teve essa tipologia arquitetônica na definição de um país de dimensões continentais na América do Sul com é o Brasil hoje”, disse ele.
Internet
Através de eleição online, leitores da revista poderiam escolher seus sete votos entre 30 maravilhas, que foram previamente escolhidas levando em consideração não apenas a beleza, mas também a importância histórica-político-cultural. A site da revista anunciou as campeãs em 2008, após 3 meses e meio de votação e mais de meio milhão de votos. A revista lançou uma coleção com um jogo de chá e um cartão tridimensional de cada monumento, com a Fortaleza do Amapá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua conosco!