sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

OPINIÃO | Notas da coluna ARGUMENTOS, sexta-feira, dia 16 de fevereiro de 2018.

Construção

A ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulgou neste início de semana a edição de seu índice de janeiro, que apresenta queda de 0,7% no faturamento deflacionado das indústrias do setor, comparado com janeiro de 2017.

Empregos

Com relação aos empregos na indústria de materiais, janeiro teve queda de 3,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Na comparação com o mês dezembro, a queda foi de 0,6%.

Violência

Enquanto neste Carnaval houve grande mobilização contra o assédio sexual contra as mulheres, eis que uma pesquisa levanta dados igualmente preocupantes a respeito de abusos contra as crianças.

Números

Aproximadamente 500.000 crianças e adolescentes são vítimas da exploração sexual no Brasil e a maioria delas tem entre 7 e 14 anos. Isso significa que a cada 24 horas 320 crianças são explorados sexualmente.

Punição

Exploração sexual de crianças e adolescentes é crime e apenas 7 em cada 100 casos são denunciados. Segundo o Disque 100, apenas 7,5% dos casos são denunciados. Dados são da Senasp/MJ.

Niver
 A coluna não é social, mas registra nesta sexta-feira uma jovem liderança que vem se destacando na Câmara de Macapá, o vereador Rayfran Beirão (PR-AP), que completou aniversário ontem. A coluna o felicita não só pela data, mas pelo início de sua atividade parlamentar, com desenvoltura e um ritmo bastante diligente em seu mandato.

Campo

A Embrapa, Instituto Chico Mendes, Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé), Conservação Internacional (CI), Sebrae e Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), abrem o Projeto Bom Sucesso, em solenidade ocorrida na Câmara de de Porto Grande.

Verticalizar

Foco nas cadeias produtivas do açaí e da andiroba gerando trabalho e renda na Floresta Nacional do Amapá. Objetivo é avançar os trabalhos de desenvolvimento agroextrativista desenvolvidos junto à Associação Agroextrativistas Ribeirinhos do Rio Araguari (Bom Sucesso), de Porto Grande, região centro-oeste do AP.

Embrapa

Nagib Melém, chefe da Embrapa, ressaltou a difusão de boas práticas de manejo de açaizais e manejo sustentável de andirobeiras para extração de óleo na região. Novos produtos da sociobiodiversidade agregam valor, aumenta a renda e qualidade de vida das comunidades, claro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE