sábado, 17 de fevereiro de 2018

OPINIÃO | Notas da coluna ARGUMENTOS, sábado, dia 17 de fevereiro de 2018.


Unifap

A Universidade Federal do Amapá divulgará na próxima segunda-feira, às 15 horas, o resultado do Processo Seletivo 2018, que selecionou candidatos para as vagas nos cursos de graduação presenciais do campus Marco Zero do Equador, em Macapá.

Resultado

O resultado final estará disponível no site do Departamento de Processos Seletivos e Concursos (Depsec) e também será transmitido pela Rádio Universitária e, claro, por toda a imprensa local. Bota música!

Números

Foram ofertadas 711 vagas distribuídas em 30 cursos de graduação de um total de 1.400 disponibilizadas pela Universidade. As 689 vagas restantes foram preenchidas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Folia

O Carnaval ainda não acabou, sabia? Ainda rola muita folia nas zonas sul e norte da capital desde ontem e vai até este sábado, apoio Governo do Estado, com trio elétrico, palco, som, iluminação e banheiros químicos.

Segurança

Os brincantes também contarão com aparato de segurança da PM. Na zona sul, durante o desfile do Bloco Congozada, policiais, viaturas e motocicletas, nos dois dias. Já na zona norte, tm o Bloco Fura Olho.

TAF
Candidatos habilitados ao Teste de Aptidão Física do concurso púbico para soldado da Polícia Militar tiveram a oportunidade de conhecer o local onde a próxima fase será aplicada. O espaço do Comando Geral da PM/AP foi disponibilizado pelo Governo do Estado, durante os dias 14 e 15 de fevereiro. 
Na foto, uma futura PM manda ver!

Chuvas

Após analisar séries históricas de chuvas em mais de 400 estações localizadas na região amazônica, o município de Calçoene, no Amapá, com uma precipitação média anual de 4.165 mm, foi identificado como o local mais chuvoso do Brasil. Havia quem dissesse que era a vizinha Belém a mais chuvosa.

Favorável

As principais atividades produtivas de Calçoene são a agropecuária, a silvicultura e o garimpo de ouro. A descoberta do ouro no rio Calçoene culminou com o surgimento de vários conflitos entre brasileiros e franceses de Caiena pela posse da terra, a qual foi, em 1900, anexada ao território brasileiro.

Tabu

Anteriormente, a literatura citava a região da Serra do Mar, entre Paranapiacaba e Itapanhaú, em São Paulo, com uma precipitação média anual de 3.600 mm, como o local mais chuvoso do país. Segundo Daniel Pereira Guimarães, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE