sábado, 4 de agosto de 2012

Coluna Argumentos, de quarta a sábado, 1 a 4 de agosto



Quarta-feira, dia 01 de agosto de 2012


Personalidade

Evento de beleza do Sebrae traz a Macapá o ex-BBB Dicesar, maquiador e apresentador de tv. A expectativa é reunir profissionais de beleza e oferecer atualizações técnicas e entretenimento. Dicesar, está com dois quadros fixos no Programa da Eliana, no Sbt, mas já trabalhou como maquiador de Jô Soares, Serginho Groismam e Faustão.

De olho

Diante das promessas de pés juntos e mãos postadas das operadoras, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse ontem que “nos próximos dias” poderá ocorrer a revogação da suspensão das vendas de novas linhas de telefonia móvel, punidas desde o dia 23 de julho. Mas ele disse que a fiscalização não é só da Anatel. É de todos. 

Doações

Embora reconheça que não existe sustentação legal, o ministro da Saúde Alexandra Padilha disse ontem que é louvável a iniciativa do portal Facebook em dar a seus milhões de seguidores a oportunidade de manifestar o desejo de ser doador de órgãos. Legalmente é preciso que se escreva isso para que a família possa cumprir.


Investimento – O comando do Exército no Amapá recebeu ontem três novíssimas viaturas operacionais que darão muito mais autonomia e mobilidade para as manobras da tropa na fronteira. São duas ambulâncias com tração 4x4 e um caminhão cisterna tracionado 6x6. Duas ainda receberão pinturas camufladas. 


Nem photoshop

Ó telejornal Repórter Brasil, que vai ao ar por parabólica (Globo) mostrou uma matéria redondinha sobre as eleições no Amapá. Destaque para a Capital, Macapá, com muitos dados, informações e números. Só teve um a falha: dentre todos os candidatos a prefeito com fotos em uma urna eletrônica virtual trocaram a do Professor Marco Antônio. Ele não fez plástica.  

Verborragia

Alguns políticos são lembrados por suas obras e também por sua fala, é ou não é? Jânio Quadros no fim da vida esclareceu que nunca disse a tal frase “Fi-lo porque qui-lo”. Segundo ele reparou a frase teria sido “Fi-lo porque quis”. Mas assim como as frases-feitas, clichês e outras ferramentas linguísticas, existem as expressões que repetidas à exaustão, viram identidade.

Técnica

Lembra de algumas dessas palavras-bordões? Annibal Barcellos de tanto ser arremedado adotou o “efetivamente” como slogan de uma de suas campanhas. A professora de língua portuguesa Catarina Moutinho, uma das mais conceituadas do assunto, define essas expressões como sendo “micromarcadores”. Um porto-seguro na argumentação de alguns.

Reparou?

E os políticos de hoje? Usam esses micromarcadores? Veja alguns casos. O governador Camilo (PSB) só começa a responder a uma pergunta dizendo “...Veja”. O prefeiturável Evandro Milhomen (PCdoB) abusa do “naturalmente”; o deputado Michel JK (PSDB) fixa o “verdadeiramente”; a ex-governadora Dalva Figueiredo (PT) inicia entrevistas com a palavra “Então”.


Quinta-feira, dia 02 de agosto de 2012.

Na web

O presidente José Sarney afirmou que o Senado cumpre a Lei de Acesso à Informação ao pôr na Internet os salários dos servidores. “Todos os dados, remuneração e números e matrícula dos funcionários efetivos e comissionados estão no portal da transparência, não divulgamos com os nomes por causa de uma decisão judicial que limitou a divulgação”.

Desejo

Ainda sobre Sarney, ele lembrou que este será seu último semestre na presidência do Senado. “Não posso mais ser reeleito e mesmo que pudesse já estou com vontade de começar a parar um pouco”, disse. Pediram para apontar qual projeto ele pretende aprovar para fechar o ciclo. Disse que gostaria muito de concluir a reforma administrativa. 

Gostou

Lembra do Dr. Jipeiro? Pois é, o médico Raimundo Pinto veio rodando em seu jipe do Ceará, passou pela Ilha de Marajó e enfiou-se para Oiapoque há quase uma semana. Dois carros do Jeep Clube de Macapá lhe fizeram companhia e já retornaram à Capital. Nosso ilustre visitante ainda quer ir ao Jari antes de voltar.


Proteção – Os deputados estaduais voltaram ao batente ontem pela manhã e o que chamou a atenção dos jornalistas foram os discursos e a espiritualidade. As falas recheadas de projetos e planos para encampar as grandes discussões do Estado. Outra tônica foi o ecumenismo, com padre e pastor pregando a paz e a fé.

Louvável iniciativa

O tenente-coronel Ricardo Quadros, que preside o Clube Toca da Onça, vai lançar em breve um arrojado projeto para melhorar os índices de acidentes de trânsito no Amapá. Motociclista militar e dono de um invejável currículo, ele planeja desenvolver encontros, palestras e também reuniões sociais no clube de modo a congregar motociclistas em torno da causa.

Novos donos

Saem os ingleses, entram os árabes. Trata-se da anunciada venda da mineradora Anglo American no Amapá. Segundo as primeiras informações apuradas pela coluna, os novos donos virão do Dubai para tocar o projeto de lavra do minério de ferro que já foi do bilionário Eike Batista, que vendeu à Anglo pouco depois de fazer os primeiros embarques. É oficioso.

Coisas daqui

Dois sujeitos conversam na sala de embarque do Aeroporto de Brasília. Um deles diz que trabalha no Amapá e está de retorno a Macapá. Entre as coisas que já fez por aqui, o homem diz que foi pescar pelo interior e ficou impressionado com os ribeirinhos. Um desses pescava de zagaia. - Ele conhecia a técnioca da refração da água. Não errava um peixe! Disse ele.

Tá liberado

Candidato a vereador em Macapá pelo PDT, Raimundo Camões da Costa, considerado inelegível pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) sob a alegação de ser analfabeto, poderá concorrer ao cargo após uma decisão judicial divulgada ontem. Ele é deficiente visual e já foi funcionário público. O juiz eleitoral José Luciano de Assis considerou improcedente o pedido.


Sexta-feira, dia 03 de agosto de 2012.

Turismo

Integrantes do chamado “Trade” do turismo local irão sabatinar os candidatos a prefeito de Macapá. Na verdade a idéia é apresentar a eles propostas para os etor. O primeiro será Evandro Milhomen (PCdoB). A reunião será reaizada amanhã às 16 horas na Avenida Fab, 2203 - Centro - altos da ORTOFAB, quase de esquina com a Hildemar Maia.

Leitura labial

A deputada Marília Góes (PDT) foi surpreendida pelo presidente da AL, Júnior Favacho (PMDB), durante a cerimônia de reabertura do semestre. É que alguém do cerimonial pediu a ele que indicasse um parlamentar para fazer a tradicional saudação aos colegas. Ele indicou Marília, que, descontraída, teria dito: - Eu te mato Júnior!

Atropelo

O Ministério Público Federal no Amapá processa a operadora Vivo S/A por danos na Reserva Extrativista do Rio Cajari, no interior do Estado. A empresa instalou antena sem autorização dos órgãos ambientais. Se condenada, pode pagar indenização de até R$ 4,4 milhões. Tomara que não retire os serviços, por tabela.


Rumo ao Amapá – Os aventureiros do Savana Clube, que reúne jipeiros e picapeiros da região de Campinas (SP) partem amanhã rumo ao Amapá, na “Oiapoque Expedition”. Ontem, eles postaram essa foto em sua página no Facebook, quando adesivam a bandeira do Amapá no capô do jipão. Que orgulho para nós!


Mudanças

A tripla agenda de presidente da Federação das Indústrias do Amapá, deputada estadual e, mais recentemente, candidata a vice-prefeita na chapa de Roberto Góes (PDT), fez Telma Guegel (PR) decidir afastar-se da Fieap. Deve fazer o sucessor, Hildegard Gurgel. O competente Paulo Brito, também deve deixar o Sesi. Vai assessorar o novo presidente da Fieap.

Tu mesmo

Lembra que no auge da crise, com o prefeito Roberto Góes preso em Brasília, o empresário Mário Brandão saiu em sua defesa e sugeriu que o amigo se candidatasse a prefeito em Santana? Pois é, Roberto não concorre por Santana e sim em Macapá. Então Mário Brandão decidiu ele mesmo colocar seu nome para concorrer a prefeito da cidade portuária.

Onda azul

Outra de Santana. Embora por lá Mário Brandão pose como o amigo do Roberto, o gestor macapaense tem outro grande amigo e aliado por lá, Robson Rocha, que também é candidato a prefeito. O que chama a atenção na programação visual de Rocha é o azul, seja nas camisas, nas bandeiras e até em seu número de candidato. Dizem é um tal de “azul Roberto”.

Quente

O ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão do Supremo Tribunal Federal (STF), acusou o colega Ricardo Lewandowski de ter se posicionado apenas agora favorável ao desmembramento da ação penal. Para Barbosa, a atitude foi de ‘deslealdade’ para com ele. Esse Mensalão promete muito tremor de terra pelas bandas do Planalto Central do país.


Sábado, dia 04 de agosto de 2012.

Em discussão

Ser legislador não deve ser nada fácil. No Senado, em que pese toda a expectativa para o novo Código Penal, o presidente Sarney (PMDB-AP) reuniu com os juristas Ives Gandra, Paulo de Barros Carvalho e Robson Maia. Foram expor posição de católicos em três questões polêmicas da reforma – aborto, eutanásia e liberalização de drogas.

Revisão

Considerada uma legislação avançada, o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990) é uma referência em muitos países. E não é que sua reformulação já está sendo preparada? Isso mesmo, tramita no Senado um projeto para sua atualização, com três focos: comércio eletrônico, superendividamento do consumidor e ações coletivas.

Ao Executivo

Já imaginou um congressista (deputado federal ou senador) disputando uma eleição para vereador? Em pleno mandato. Claro que não há registro de nenhum. O que atrai mesmo é ser prefeito. E não precisa renunciar ao mandato no Congresso Nacional. De lá, 91 congressistas estão na disputa por Prefeituras. 


Conquista – O Blog Sou Jipeiro acompanha as aventuras do “Doutor Jipeiro”, como está sendo chamado o cirurgião geral Raimundo Pinto, que veio do Ceará de jipe para conhecer a Ilha de Marajó e o Amapá. na chegada a Oiapoque, ele registrou a conquista do lugar onde começa o Brasil. Grande figura o Ceará.


Mobilização

Executivos e técnicos do Sebrae-AP estão promovendo o lançamento do Amazontech 2012 nos estados da Amazônia Legal. Já foram realizados seminários nos estados do Pará, Acre, Rondônia, Amazonas e Roraina, sendo todos eles sucesso de público. Voltado à competitividade aos pequenos negócios amazônicos, será realizado no período de 13 a 17 de novembro.

Vida privada

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) reclamou que os debates eleitorais estão mais focados em ataques pessoais do que tratar dos problemas concretos dos municípios. Ele também pediu aos candidatos que pautem as discussões da campanha na realidade de seus municípios.Na semana passada, seu afilhado político, o prefeiturável Clécio, sentiu isso na pele.

Danos

O presidente do TRE-AP, Raimundo Vales, disse ontem à coluna que podem ocorrer eventuais ações civis com pedidos de reparação de danos materiais ou morais de candidatos a juiz de paz que tiveram o projeto interrompido pelo cancelamento da eleição. “Mas as ações se ocorrerem devem ser movidas contra a União e não contra o Estado”, ponderou o magistrado.

Plano B

Ainda a respeito da suspensão da eleição para juiz de paz, anunciada ontem, Raimundo Vales disse que os candidatos ainda podem se articular junto a seus partidos e tentar concorrer a vereador nas eleições deste ano. Para que isso aconteça basta que a legenda apresente uma substituição de candidato. E que tenha deixado “vaga” na chapa é claro. Quem aí se habilita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE