quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Coluna Argumentos (Diário do Amapá), terça-feira, 28 de agosto de 2012.

 Versão Original
Tête-a-tête

Lembra que a coluna repercutiu outro dia a grita dos empresários amapaenses a respeito da falta de incentivos fiscais pelo estado para fazer frente à recessão? Pois é, a classe empresarial se mexeu e conseguiu uma audiência com o governador Camilo Capiberibe. A nata do comércio e do setor de turismo foi ao Setentrião pedir apoio oficial.

Toma lá

A respeito da nota anterior, a assessoria do GEA divulgou que os empresários foram pedir a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos atuais 12% para 2,85%. O Estado deu duas condições para a comncessão: a regularização total dos empreendimentos e o aprovo do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

É hoje

Nesta terça é celebrado o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento. Sancionada em 2010, a Lei é uma marco na criação de políticas públicas que combatem o escalpelamento, além de lembrar a sociedade o drama das famílias que convivem com esse problema. O autor da proposição é Bala Rocha (PDT-AP).

Literatura
O imortal da Academia Brasileira de Letras José Sarney é mesmo um apaixonado por livros. Esta biblioteca da foto é seu acervo pessoal organizado em mais de 50 anos e que ele quer organizar em um novo espaço, mas o problema é o peso do conjunto de livros. Papel pesa muito sabia?

São dois

Você sabe onde fica o Itaubal? Se pensou no município de Itaubal do Piririm, saiba que também existe um Itaubal, que fica em Tartarugalzinho. Muita gente faz confusão. É que na zona rural do município existe uma comunidade chamada Itaubal, bem às margens da BR-156. Itaubal do Piririm fica na região da Pedreira, sendo acessado pela rodovia AP-070.

Pecado

Foi como definiu o presidente da AL, Júnior Favacho, o fato de encontrar máquinas paradas e operários dispensados do batente em dois dos lotes contratados para a pavimentação da BR-156. Ele visitou a estrada no final de semana e se disse preocupado com o atraso. “Em pleno verão o Estado poderia estar avançando nessa obra que o Amapá tanto precisa”, disse.

Condição

A coluna apurou que pelo menos uma das maiores empreiteiras responsáveis pelo asfaltamento da BR-156, a CR Almeida, estaria cobrando do Governo do Estado o pagamento de uma dívida ainda da construção da ponte sobre o Rio Vila Nova, inaugurada em 2010. Sem o chequinho na mão, a empresa prefere deixar as máquinas recolhidas. Mais um impasse por aqui.

Negócios

O município de Pedra Branca do Amapari é a bola da vez, realmente. Depois de figurar emparado com Macapá na renda percapita do Estado, a cidade recebe a Caravana Sebrae Itinerante, que oferece oportunidade de negócios e capacitação empresarial. São orientações e consultoria empresarial, palestras sobre o Empreendedor Individual e cursos de capacitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE