domingo, 25 de agosto de 2013

Coluna Argumentos, domingo e segunda-feira, 25 e 26 de agosto de 2013.


Texto

Em seu artigo semanal, que o Diário publica hoje, o senador José Sarney (PMDB-AP) escreve sobre a política indigenista desde os tempos de ser governo. Ele remonta o cenário em que se deram aquelas discussões, com reflexo na Igreja e relações internacionais.

Fronteira

Ainda sobre o texto de Sarney, ele relembra sobre o legado deixado pelo Barão do Rio Branco, sua atuação na definição das terras onde hoje está o Amapá e sobre como é importante um olhar pela fronteira.

Memórias

José Luiz Ortiz Vergolino, pioneiro da mineradora Icomi, pretende publicar suas reminiscências sobre o megaprojeto idealizado por Augusto Antunes. Serão 40 artigos semanais com o suprassumo da história.

Contra

O deputado federal Bala Rocha (PDT) foi para o diálogo com os colegas de bancada e aumenta o coro dos descontentes com o acordo contra os garimpeiros do Itamaraty.

Nomes

Janete Capiberibe (PSB) apóia a medida e já se disseram a favor de Bala, Davi, Dalva, Milhomen e Luiz Carlos. “Os demais vou conversar na volta ao Congresso, na terça-feira”, diz Bala.

Debate

coluna 61
Nos estúdios do nosso Conexão Brasília de ontem um debate de alto nível sobre o turismo. Os participantes foram Sandro Bello (Setur), Nira Brito (Sebrae) e Elenilton Marques (Abav). O trio vai estar em Sampa no próximo dia 4 na Feira das Américas.

Mudanças

A deputada Dalva Figueiredo (PT) usou a tribuna para apoiar uma reforma política no país. “As Marchas das Mídias Sociais vieram aguçar essa percepção. Os partidos políticos, todos, ficaram à margem das emocionantes manifestações de cidadania que empolgaram todo o Brasil”, disse ela.

Fundo

A deputada reforçou que a Reforma Política proposta pelo PT visa, justamente, arejar, fortalecer e atualizar o sistema político brasileiro, e entre essas modificações está o redesenho dos partidos políticos. A proposta inclui o financiamento público de campanhas, com o governo federal criando um fundo a ser distribuído aos partidos para o corpo-a-corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE