Alguns fatores, comoexcesso de peso, aumentam as chances de desenvolvimento de tumores. De acordo com o Dr. Carlos Alberto Ruiz, mastologista do Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, perder peso após a interrupção dos ciclos menstruais (menopausa) pode fazer muita diferença na prevenção de nódulos malignos. E para quem já teve câncer diminui o risco de recidivas.
O médico alerta também para outro fator de risco importante, o consumo de bebida alcoólica. “Consumir álcool em doses elevadas, prejudica a função hepática e consequentemente influencia a concentração de estrogênio no organismo, hormônio fortemente associado ao câncer de mama”, explica o mastologista.
A adoção de alimentação saudável, da prática regular de atividade física e da realização da mamografia são essenciais para a prevenção da doença. “Se não há histórico familiar de câncer de mama, a partir dos 40 anos, toda mulher deve realizar mamografia anualmente. O câncer de mama tem origem multifatorial, por isso é indicado que toda mulher realize os exames periódicos para a detecção precoce de lesões pré-cancerosas”, afirma o mastologista.
O especialista diz ainda que um tumor pode levar de oito a dez anos para atingir um centímetro de diâmetro. Desta forma, descobrir o câncer em fase inicial pode impactar totalmente no resultado do tratamento e aumentar as chances de cura da paciente. Quanto mais precoce for o diagnóstico maior é a cura, menor é a mutilação e consequentemente melhor é a qualidade de vida da paciente.
Vermelhidão, caroços, pele endurecida, áreas estufadas, feridas, coceiras e saída de líquido do bico dos seios (sem apertar) de cor vermelha ou transparente, são sintomas que devem levar a mulher a procurar um mastologista.
Mitos e Verdades sobre o câncer de mama
Mito – 80% dos nódulos que aparecem na mama são benignos.
A hereditariedade é fator fundamental para o câncer de mama?
Mito – nove a cada dez casos de câncer de mama não têm relação hereditária
Uma pancada no seio pode provocar câncer de mama?
Mito – Não há relação entre o trauma provocado pela pancada e o câncer. O que acontece é que devido à pancada, a mulher procura um médico e descobre um tumor preexistente.
Gravidez e amamentação protegem a mama do câncer?
Depende – Nem todo aleitamento e gravidez protegem. Mulheres que engravidam e passam pelo período de amamentação até os 25 anos estão mais protegidas.
Desodorante antitranspirante pode causar câncer de mama?
Mito – O câncer acontece a partir de uma agressão ao DNA do núcleo da célula. O uso de antitranspirantes não têm relação alguma com essa mutação.
Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Fundado por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com atuação de referência em serviços de alta complexidade e ênfase nas especialidades de oncologia e doenças digestivas, a Instituição completa 120 anos em 2017. Para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde –, o Hospital conta com um corpo clínico renomado, formado por mais de 3.700 médicos ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país. Até o final deste ano, sua capacidade total instalada será de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público, além atingir o número de 4 mil colaboradores.
Hospital Alemão Oswaldo Cruz – www.hospitalalemao.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua conosco!