domingo, 29 de outubro de 2017

OPINIÃO | Notas da coluna ARGUMENTOS, domingo, 29 de outubro de 2017.


Tensão

O novo presidente da França, Emmanuel Macron, realiza sua primeira visita oficial à Guiana Francesa, na fronteira com o Amapá. Mas seus dias estão sendo de muita tensão e pressão por conta do movimento que pede a independência do departamento ultramarino.

Separação

O curioso é que existem muitas autoridades do Amapá por lá, enfrentando junto com os brasileiros residentes estes dias de ebulição política em Caiena. O movimento “500 Irmãos” é quem puxa protestos.

Legislar

Pelo Parlamento Estadual, estão lá deputados da Comissão de Relações Exteriores, liderados pela deputada Raimunda Beirão e contando ainda com Jaci Amanajás, Paulo Lemos e Cristina Almeida.

Município

O prefeito de Macapá, Clécio Luiz, também está na Guiana Francesa, com uma delegação de empreendedores e técnicos de turismo, além do premiado chef Orázio Cattani, do Restaurante Il Giardinetto.

Laboratório

Olha, temos portanto um cenário desnudado com todas as informações possíveis a respeito das agruras que passam os brasileiros que tentam ganhar a vida em solo francês, na Guiana. Mãos à obra!

Um time
Últimos remanescentes de uma geração de grandes médicos trazidos ao Amapá 
pelo projeto da mineradora Icomi S.A. essa dupla da foto, Edward Foster e Jorge Lima, 
dando aquele apoio ao mais novo integrante da família da medicina do Hospital de 
Vila Amazonas. Trata-se do filho de Edward, Marvin Foster (ao centro).

Felizes

Levantamento divulgado pelo website Love Mondays com os 10 setores da economia brasileira mostra que o segmento de mineração, energia e saneamento é o 1º lugar em índice de satisfação de seus trabalhadores. O segmento obteve classificação 3,47, em uma escala que vai de 1 a 5.

Olhar

João Vicente Goulart, que é filho do ex-presidente do Brasil, João Goulart, o Jango, veio a Macapá no fim da semana para lançar seu livro “Jango e eu: Memórias de um exílio sem volta”. Mas ele também falou de política. Ele é dirigente nacional do Partido Pátria Livre (PPL), que aqui é dirigido por Chelala.

Chance

Na passagem por Itaubal, projeto ‘Caminho Empreendedor’ desperta vocações, com sementes sendo plantadas por lá. A ação faz parte da Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo Cooperativismo e Economia Solidária (Fecesap) é presidida por Marília Góes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE