terça-feira, 17 de outubro de 2017

PESQUISA | Semana Nacional de Ciência e Tecnologia quer popularizar as ciências

A programação da 14ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Amapá inicia no dia 23 de outubro, a partir das 18 horas, no auditório do Sebrae em Macapá. O evento promovido pelo Governo do Estado e instituições de ensino e pesquisa contará com atividades nos municípios de Macapá, Santana, Porto Grande, Laranjal do Jari, Pedra Branca do Amapari e Oiapoque.

A palestra principal será feita pela professora Carla Alexandre Souza, com o tema “Jogo em jogo: a contribuição dos games no processo de aprendizagem dos estudantes”, e abre a programação. Carla Alexandre é de Pernambuco (PE), licenciada em Letras, especialista em Informática Aplicada à Educação, mestre em Educação Matemática e Tecnológica e trabalha há 10 anos no desenvolvimento de tecnologias para a educação.

Os interessados em participar devem acessar o endereço eletrônico www.setec.ap.gov.br até o dia 22 de outubro para realizarem a inscrição. O evento acontece em todo país no mês outubro.

Segundo o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes, a intenção é divulgar a semana com uma linguagem adequada para cada público específico, mostrando o que está sendo realizado por estas instituições e popularizar a ciência. “Este ano queremos alcançar o maior número de pessoas possível, por meio das várias atividades que serão realizadas até o dia 29 deste mês”, frisou o gestor.

A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam as instituições parcerias, a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país. A ideia é criar uma linguagem acessível, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. Este ano o tema escolhido foi “A Matemática está em tudo”.

As atividades envolvem seminários, lançamento de editais, concurso de redação, jogos, exposições, oficinas, palestras, workshop, minicursos e apresentações culturais. Os participantes receberão certificados online.

Estão envolvidos diretamente na programação órgãos do governo como a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), além de instituições parceiras como Universidade Federal do Amapá (Unifap), Instituto Federal do Amapá (Ifap) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Confira a programação: 
http://snct.setec.ap.gov.br/cronograma.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE