quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Notas de quinta-feira, 01 de setembro de 2011


Uma baixa?

Tem gente se perguntando a respeito da AL perder o deputado Paulo José (PR), ameaçado de dar lugar a Ocivaldo Gatinho (PTB), que escapou do rigor da Lei da Ficha Limpa no STF e pode ficar com uma vaga. Sem entrar no mérito de quem merece mais ou de quem tem mais trabalho, com o PJ fora o Legislativo perde muito. Isso é fato.

Prestígio

Mesmo com o fantasma de ser obrigado a dar a vaga a Ocivaldo Gato, o deputado Paulo José segue o ritmo dos trabalhos. Aqui e acolá recebe aquela força dos colegas de parlamento, afinal é um dos mais experientes. Em novembro vai ao Palácio do Eliseu, em Paris, ao lado do amigo e aliado Moisés Souza, receber comenda do governo francês.

Xô lamparina

Os distritos de Lourenço e Carnot serão contemplados com o Luz para Todos, do governo federal, que quer acabar com a exclusão elétrica no país. A notícia foi dada por Paulo Siqueira, do Ministério de Minas e Energia, ao deputado federal Bala Rocha (PDT/AP) e ao vereador Raimundo Piaba (PV), de Calçoene, ontem.

Promoção

A coluna registra a parabeniza o tenente coronel Allan Fernando Quint, atual comandante do Comando de Fronteira do Amapá (Exército-34º BIS), pela promoção ao posto de coronel publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União. Ele recebe a platina com as três estrelas “gemadas” hoje no quartel. Foi cumprimentado até pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que lhe telefonou.

Caso enrolado

Os artistas amapaenses estão na ordem do dia. Além de terem comparecido em peso às sessões que analisam as mudanças no Conselho Estadual de Cultura, eles desembarcam amanhã de novo na Assembleia Legislativa, só que para participar de uma audiência pública promovida pela CPI do Ecad, presidida pelo senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP).

Impasse

Um projeto que foi protocolado silenciosamente na Assembleia Legislativa está dando o que falar. Por causa dele há três dias as sessões são interrompidas por obstruções, ora da oposição, ora da bancada governista. Trata-se do Projeto de Lei nº 014/2011, do Governo do Estado, que altera o Conselho de Cultura, ampliando poderes do governador até para destituir gente.

Entenda

O primeiro problema identificado foi o que a oposição chamou de “pegadinha” do projeto. Dizia que o governador teria poderes para substituir, mesmo no curso do mandato, os conselheiros que bem lhe convier. Uma emenda feita pelo deputado Charles Marques deixou o texto original e acrescentou “aqueles que forem indicados pelo governador”. Melhorou.

Adiado

Quando se pensava que o projeto passaria, viu-se que mesmo com a emenda de Marques os mandatos dos conselheiros, que só terminam em maio do próximo ano, estaria ameaçado. Uma nova emenda, de Marília Góes (PDT), mas subescrita por dez parlamentares, corrigiu a ameaça, porém na hora de ser votada foi a vez da situação esvaziar a sessão. Ficou para segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE