segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Notas de terça-feira, 13.09.11


Homenagens

Uma data que já foi um marco no calendário escolar dos amapaenses, o 13 de setembro, dá sinais de retomar seu prestígio. Uma sessão solena no Senado Federal marcará hoje o aniversário de 68 de criação do Território Federal do Amapá, que passou a desmembrar-se do Pará. O pior é que muita gente não sabe. O Estado foi criado

Todos à bordo

Liderados pelo presidente da AL, deputado Moisés Souza (PSC) parlamentares estaduais embarcaram ontem à tarde para Brasília, a fim de participar das homenagens do Amapá no Senado federal. Sandra Ohana, Kaká Barbosa, Júnior Favacho, Michel JK estavam no voo, que levou ainda a Mulher Melancia, atletas olímpicos, artistas locais e Milhomen.

Marketing

Por falar em atletas, tinha até um juiz ontem no embarque da delegação amapaense que foi para João Pessoa (PB) participar da etapa nacional das Olimpíadas Escolares 2011. Nos tempos do governador Waldez, os uniformes das delegações eram verde e amarelo. Agora deixaram só o amarelo. Patriotismo, deve ser isso.

PEGOU BEM

O senador Randolfe Rodrigues, recebeu no Rio de Janeiro, a Medalha do Mérito Industrial, condecoração máxima do empresariado do Rio Janeiro. Randolfe e mais oito senadores que compõem a Frente Suprapartidária de Combate à Corrupção e a Impunidade, foram homenageados pelo sistema Firjan em cerimônia no Teatro do Sesi. Randolfe também era o mais jovem parlamentar no evento.



Exportações

Deu no conceituado Valor Econômico, matéria a respeito das possibilidades do Amapá passar a lucrar com a sua Zona de Processamento de Exportação, a ZPE. Segundo o idealizador do projeto, o senador José Sarney (PMDB-AP) isso será uma reformulação da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana. “Sairemos da fase comercial para a fase industrial”, diz.

Modernização

O coordenador de informática da Assembleia Legislativa, Antônio Fascio, atendeu a solicitação da coluna e mostrou a novíssima sala de processamneto de dados da AL. Explicou que nos próximos dias será implantada a votação eletrônica, com painés para o acompanhamento do público. Os parlamentares terão acesso via iPad a pareceres e conteúdos virtuais.

Agregar

Os municípios amapaenses investem a cada ano nos eventos turísticos, como os festivais das frutas da estação (açaí, cupuaçu, abacaxi) e iguarias como o camarão de Afuá. Em Porto Grande, que sedia o Festival do Abacaxi de 16 a 18 deste mês, a aposta é na agricultura familiar. Técnicos da Secretaria Estadual do Turismo sugerem receptivo ao turista também em casa.

Disputa

O ex-deputado federal Antônio Feijão é um dos contundentes críticos à proposta de se entregar o controle do Porto de Santana ao Governo do Estado. Isso faz lembrar quando o cais era administrado pela Companhia Docas do Pará, época em que seus executivos viviam dizendo que era deficitário. Agora municipalizado, é rentável e já o querem sob novos donos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE