quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Notas de quinta-feira, 15.09.2011


Mobilização

Tinha tudo para ser mais uma daquelas sessões com as galerias vazias e enfadonhas geralmente no final da semana em Brasília. Mas não foi. As homenagens pelos 68 anos de criação do Território Federal do Amapá, na terça-feira, foi um dos maiores eventos que o Congresso Nacional já viu para que um povo se apresentasse, seja com cultura ou história.

Diplomacia

Ainda sobre a nota anterior, valeu à pena cada minuto em que o Amapá esteve na ordem do dia. As autoridades que discursaram no evento, a seu modo, puderam levar o país a conhecer um pouco mais sobre nós, afinal a desinformação a respeito da gente é gigantesca. Além disso, foi um barato ver os políticos como se fossem velhos amigos.

De graça

O combativo promotor de Justiça Adauto Barbosa, da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, entrou numa briga daquelas nesse jogo entre oposição e go-verno. Adauto teria feito um discurso num evento que muitos julgaram parcial. Até falaram do fato dele ser o vice de Raquel Capiberibe no Conselho do Ijoma. Exagero.

Perguntinha  
O anúncio de que existe petróleo na Costa da Guiana Francesa provocou uma pergunta pelas bandas do Amapá: se tem lá como não tem aqui? Por duas temporadas foram feitas prospecções no litoral amapaense e disseram só ter achado gás natural. Bem, o fato é que essa notícia pode garantir ainda mais sobra e água fresca à Guiana Francesa, bancada a toque de caixa pelo governo francês.



Estilos

 Enquanto o deputado Manoel Brasil (PMN) melhora seu guarda-roupas legislativo, tem colega dele escorregando. Dizer o que da combinação de Dalto Martins (PMDB), que ontem foi de blazer, calça jeans, camisa sem gravata e um despojado tênis Puma branco? Paulo José (PR) deu uma bela tingida no bigode grisalho. Ficou como dizem no Laguinho “pritinho”.

Imprecisão

Algumas informações históricas foram imprecisas na festa do Senado Federal. Chegaram a dizer que Jorge Nova da Costa fora o último governador do período do Amapá como Território Federal. Na verdade foi Gilton Garcia, que sucedeu o engenheiro agrônomo. Depois dele, o primeiro governador do período do Amapá Estado foi o Comandante Barcellos.

Onde estão

Dos ex-governadores biônicos que o Amapá teve, a coluna apurou que quatro deles estão vivinhos da silva, sempre com muitas históricas para contar sobre o perído em que governaram o Território. Jorge Nova da Costa está atuando no Senado; Arthur Henning é militar reformado; Amílcar Pereira, aos 90, atua como médico no Rio; e Gilton Garcia advoga em Aracaju.

Desbates

O deputado estadual Michel JK (PSDB) anunciou ontem que a Assembleia Legislativa promoverá uma audiência pública dia 22, proposta levantada pelo parlamentar tucano, com vistas a se debater o empréstimo que o Amapá está contraindo junto ao BNDES. A idéia é saber se os projetos apresentados refletem de fato as maiores demandas em infraestrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE