sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Produtores rurais debatem acesso ao crédito em Tartarugalzinho

Exiba Seminário...JPG na apresentação de slides
Plenária lotada durante seminário
A produtora rural Maria José Ferreira, 58, levantou cedo ontem como faz todas as manhãs no pacato assentamento Bom Jesus, a 32 quilômetros da cidade de Tartarugalzinho, colocou roupa de sair e foi encontrar com representantes dos principais intervenientes financeiros do Amapá. Mas não precisou se deslocar à Capital, e sim em um clube de rodeios do município, cortado pela BR-156, onde Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Imap, Afap e Sebrae a aguardavam.
Ela tinha uma dúvida antiga a ser esclarecida, que era saber o porquê dos técnicos privados obterem mais acesso a captação de recursos do que produtores rurais que buscam órgãos oficiais, como o Rurap. “A nossa produção atende a demanda local e parte vai para Macapá, mas poderia ser muito melhor, pois falta o incentivo, como acesso e transporte”, disse a produtora rural.
Exiba Seminário...JPG na apresentação de slides
Diretor do Sebrae Alvarenga e Bruno Mineiro
O evento contou com o apoio e organização do Sebrae-AP, que enviou técnicos para a mobilização e montagem do seminário. O diretor-superintendente do Sebrae, João Carlos Alvarenga, disse que esse formato tem sido testado com enorme aceitação em outras regiões do Amapá. “As dificuldades são grandes para que os produtores rurais acessem os órgãos oficiais na Capital então neste evento a gente trás os bancos e demais instituições ao encontro dos produtores”, disse o executivo.
O presidente do Sindicato Rural de Tartarugalzinho, Raimundo Barbosa, conhecido como Professor Da Silva, disse que essa era uma antiga demanda de quem busca o empreendedorismo rural na região. Ele procurou ajuda junto ao deputado estadual Bruno Mineiro (PTdoB) que atuou na articulação junto aos órgãos oficiais para a realização do evento, abrigado num dos empreendimentos de fomento ao universo rural da região compreendida pelos municípios de Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Pracuúba e Amapá, a Arena o Mineiro.
Entre os participantes do evento estavam também a diretora técnica do Imap (Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial), Danuza Machado, o fiscal agropecuário Adelson Fernandes, que é chefe da Área Vegetal do Ministério da Agricultura, além de gerentes e prepostos de bancos oficiais e órgãos de fiscalização e controle agropecuário.

Cleber Barbosa
Ag. Conexão Brasília
Contato: (96) 9961-7443

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE