terça-feira, 24 de setembro de 2013

HOJE É DIA DE EQUINÓCIO: Amapá festeja novas estações climáticas

TURISMO Neste domingo duas estações climáticas terão início no mundo, a primavera no Hemisfério Sul e o outono no Hemisfério Norte. Em Macapá, as duas são registradas.
O fenômeno natural do equinócio ocorre pontualmente às 17h44 deste domingo e pode ser observado no Monumento do Marco Zero do Equador, que desde a última sexta-feira vem recebendo uma diversificada programação.

CLEBER BARBOSA
EDITOR DE TURISMO

Pontualmente às 17h44 deste domingo o Amapá será protagonista no nascimento de duas novas estações climáticas no planeta, o outono no Hemisfério Norte e a primavera no Hemisfério Sul. Trata-se de um fenômeno natural único no Brasil e, claro, no Amapá, que tem a única Capital cortada pela Linha do Equador, que divide a Terra ao meio. Uma vasta programação foi preparada pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Turismo (Setur) e diversos parceiros, de modo a que não só os turistas como também os moradores do Amapá saibam mais e valorizem esse raro momento.

Como a maior parte do território brasileiro está no Hemisfério Sul, se convencionou chamar a passagem do fenômeno de setembro como Equinócio da Primavera e o de março de Equinócio do Outono. Mas não se deve desprezar o fato de que com o Amapá é diferente, a maior parte de suas terras ficam acima da linha imaginária do meio do mundo, portanto nele existem duas estações climáticas simultaneamente, apesar de que na prática não se percebe diferença alguma dada a proximidade de ambos os lados.
"Queremos que os amapaenses nascidos ou não aqui e os turistas saibam mais a respeito dessa verdadeira jóia"
Richard Madureira, Setur.

O fato é que desde sexta-feira teve início a programação oficial do evento, que foi aberta com uma noite gospel no Monumento do Marco Zero do Equador, a organização de visitas de alunos de várias escolas a todo ao complexo, bem como a uma aula prática na Linha do Equador e a observação de um planetário móvel especialmene trazido para o Amapá. “Queremos que os amapaenses nascidos ou não aqui e os turistas saibam mais a respeito dessa verdadeira jóia que o nosso Estado tem, que é sua localização geográfica única e diferenciada”, diz o titular da Setur, Richard Madureira.

A programação é bem diversificada, com direito a muitas apresentações artísticas e culturais e até mesmo uma peça teatral, na verdade um musical denominado “A linha imaginária e os mistérios no Meio do Mundo”. Ainda nesse campo haverá cinema (Cine Paraíso, Cine Sesc), experimentos científicos e exposição de artesanato local.

Para este domingo, haverá o lançamento do selo dos Correios homenageando o Monumento Marco Zero do Equador e shows artísticos com Projeto Marabaishow, Dudé Viana, Samba no Meio do Mundo, Banda Canal Norte e Banda Alto Astral. Ao lado do Marco Zero acontece as finais do 5º Fest Jeep no Meio do Mundo, do Jeep Clube.

Uma programação para entretenimento de todos

Dia 22/09 - Domingo (Dia do Fenômeno)

Manhã e Tarde:
8h às 17h: Exposição do Planetário, Cinema, experimentos científicos e exposição de artesanato
16h30 - Lançamento do selo dos Correios homenageando o Monumento Marco Zero do Equador
5º Fest Jeep - Final da competição - Estacionamento do Sambódromo, promovido pelo Jeep Clube de Macapá com pilotos de vários estados do país.

Tarde:
17h - Cerimonial do Equinócio
17h44 - Celebração do Fenômeno (observação do fenômeno natural) e apresentações culturais

Noite:
18h - Projeto Marabaishow
19h - Dudé Viana
19h20 - Samba no Meio do Mundo
20h30 - Banda Canal Norte
21h30 - Banda Alto Astral
23h - Encerramento


Dias e noites têm a mesma duração em dias de equinócio no planeta Terra

Na astronomia, equinócio é definido como o instante em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto no qual a eclíptica cruza o equador celeste. A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol (alvorada ou dilúculo) é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte, e o pôr do Sol (crepúsculo ou ocaso) o instante em que o círculo solar está metade abaixo do horizonte. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração.

Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro quando definem mudanças de estação. Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. Em setembro ocorre o inverso.. As datas dos equinócios variam de um ano para o outro, devido aos anos trópicos (o período entre dois equinócios de março) não terem exatamente 365 dias, fazendo com que a hora precisa do equinócio varie ao longo de um período de dezoito horas, que não se encaixa necessariamente no mesmo dia. O ano trópico é um pouco menor que 365 dias e 6 horas. Assim num ano comum, tendo 365 dias e - portanto - mais curto, a hora do equinócio é cerca de seis horas mais tarde que no ano anterior. Ao longo de cada sequência de três anos comuns as datas tendem a se adiantar pouco menos de seis horas a cada ano. Entre um ano comum e o ano bissexto seguinte há um aparente atraso, devido à intercalação do dia 29 de fevereiro.

CURIOSIDADES

- A cada ciclo de quatro anos os equinócios tendem a atrasar-se. No século XXI só houve dois anos em que o equinócio de março aconteceu no dia 21 (2003 e 2007); nos demais, o equinócio tem ocorrido em 20 de março. 
Em várias culturas nórdicas ancestrais, o equinócio da primavera era festejado com comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com a Páscoa. 


150 Milhões
De quilômetros, a distância entre o Sol e a Terra.

VISÃO GERAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE