segunda-feira, 16 de setembro de 2013

TODOS DE OLHO NO AMAPÁ: Participação na Feira das Américas 2013

O Amapá esteve muito bem representado pelo Marabaixo e até uma réplica do Marco Zero do Equador, no estande montado no Pavilhão Anhembi, o maior centro de exposições da América Latina, na cidade de São Paulo (SP).
O Amapá se mostrou ao país e ao mundo na semana passada com uma participação de destaque na Feira das Américas 2013, o maior evento do segmento do turismo do Continente. O evento é realizado a cada dois anos pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), com o apoio do Governo Federal e dos Estados. Com um estande localizado no pavilhão de eventos do Anhembi, a delegação do Amapá se revezou no atendimento dos visitantes, especialmente fornecendo amostras de açaí batido na hora e até a gengibirra, a bebida característica dos dançadores do Marabaixo.

Um dos protagonistas do estande do Amapá foi o batedor de açaí Joaquim Vieira, convidado a levar sua engenhoca para o público paulista ver como é feito o açaí no Amapá. “Para mim foi uma honra poder apresentar o nosso fruto para eles, fiquei mesmo arrepiado ao ver como eles ficaram impressionados com a força do açaí”, disse ele, que levou quase meia tonelada de açaí em sua bagagem para São Paulo.

“Foi uma honra poder apresentar o nosso fruto para eles, fiquei mesmo arrepiado ao ver a força do açaí”. (Joaquim Vieira, batedor de açaí)
Já o empresário Edir Pacheco, presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Amapá (Sindetur), disse que está muito confiante de que o setor do turismo possa dar respostas concretas à economia do Estado. “Estou como turista desde 1974 rodando a fazendo visitas a eventos nacionais e internacionais e como dirigente do nosso Sindicato desde 2005, mas esse ano particularmente, por conta da mudança da sede da Feira das Américas do Rio de Janeiro para São Paulo, ficou melhor estruturado e o Amapá coincidentemente está muito melhor representado”, disse Pacheco.

O turismólogo Sandro Bello, da Secretaria Estadual do Turismo (Setur), disse que nos últimos anos o Amapá vem evoluindo nessas relações com o mercado do turismo tanto com os demais estados da federação como também com os países mais próximos. “O objetivo da participação na Abav 2013  foi levar um pouquinho do potencial do Estado em 76 metros quadrados através do artesanato, do açaí, da gengibirra, que é uma bebida local, das atrações culturais como o Marabaixo e os músicos regionais”, disse o técnico da Setur.

O evento contou com a presença do ministro do Turismo do Brasil, Gastão Vieira, além do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, além de delegações de diversos países e de todos os estados brasileiros.

Agentes de viagem vão ter capacitação na Abav

Além da novidade de ter a mudança do evento do Rio de Janeiro para São Paulo, a Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav) estuda mais novidades para as próximas edições da Feira das Américas, que tem três edições futuras fechadas para ocorrer na capital paulista. Segundo o empresário Elenilton Marques, da Abav-AP, uma novidade poderá ser a realização de dois eventos paralelos, sendo um voltado às exposições e outro especificamente para o congresso das agências e operadoras de turismo. “Com isso a gente imagina que poderemos investir na capacitação dos nossos profissionais e empresários do setor”, disse.

O presidente da Abav-AP também destaca que uma das ferramentas para se fortelecer o turismo no país, através da regionalização, são as rodadas de negócio que são organizadas pelo Sebrae. “O Amapá foi com quatro empresas que atuam em cinco segmentos do turismo e foram se encontrar com operadoras de turismo para fazer negócios, com esses compradores em potencial ficando muito interessados em adquirir os produtos que se tem no Amapá, como passeios, roteiros, numa vitrine para o mercado nacional”, disse.

Em números, Abav é de longe, o maior evento do setor na América Latina

Com o slogan “Seu principal destino de negócios”, a 41ª edição do evento ABAV – Feria de Turismo das Américas aconteceu entre 4 e 8 de setembro no Pavilhão Anhembi, maior Centro de Exposições da América Latina, sediado na cidade de São Paulo, principal polo turístico emissivo e receptivo do País. Considerado o maior e o melhor evento internacional de negócios do setor de viagens e turismo do Continente e do Hemisfério Sul, a ABAV 2013 ocupava aérea total de 58,2 mil metros quadrados. Com a participação de mais de 60 países e dos destinos turísticos nacionais de todas as regiões do Brasil, mais de 2.700 expositores.

O evento previa receber mais de 28 mil profissionais do setor nos dias 4, 5 e 6 de setembro, das 12h às 19h, além dos mais de 50 mil visitantes no final de semana (7 e 8 de setembro), das 13h às 20h, quando a feira esteve aberta, pela primeira vez, ao público consumidor final. Repaginado, desde a edição anterior, para oferecer programação de qualidade e inovadora, tanto para quem expõe como para quem visita, o evento ABAV consolida a sua posição no mercado mundial como a maior e a melhor feira internacional de negócios do setor de viagens e turismo das Américas.

Em reconhecimento à força promocional alcançada pelo evento ABAV 2013, como palco ideal para gerar negócios, tanto no segmento turístico emissivo como receptivo, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, em referência à decisão de realizar dentro da 41ª ABAV o Salão de Turismo Roteiros do Brasil declarou que: “Unir forças é a saída para o turismo brasileiro. A Abav mudou-se para São Paulo e é a plataforma ideal para que o MTur realize seu salão”, disse.

CURIOSIDADES

- Sediada no mais tradicional espaço de eventos e feiras, a ABAV 2013 ocupará 50 mil m² de área de exposição do Parque Anhembi, que é o maior Centro de Exposições da América Latina;
- Área total de exposição: 58 mil m²; Pavilhão único; Mais de 2.700 expositores; Presença dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal; Mais de 60 países participantes.

58.000
Metros quadrados. Esta é a área ocupada pela 41ª edição da Feira das Américas, em São Paulo.

VISÃO GERAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE