domingo, 29 de setembro de 2013

TODOS À 50ª EXPOFEIRA: Uma vitrine sobre o que o Amapá produz

O Parque de Exposições da Fazendinha fica completamente tomado pela estritura montada para abrigar a maior vitrine daquilo que o Amapá é capaz de produzir, através da Expofeira Agropecuária do Estado.
Cleber Barbosa
Editor de Turismo

Começou na noite de sexta-feira (27) a 50ª edição da Expofeira Agropecuária do Amapá, no Parque de Exposições de Fazendinha tendo como tema “Mais de meio século plantando e colhendo desenvolvimento”.

O primeiro dia do maior espaço gastronômico da 50ª Expofeira Agropecuária do Amapá foi considerado um sucesso, segundo os organizadores da 2ª edição do Festival Gastronômico Peixes do Mar. Este ano, 20 restaurantes participam com o melhor da culinária amapaense. A originalidade das receitas, o preço atraente do prato para degustação (R$ 5) e o atendimento estão sendo o diferencial.

Visibilidade - O governador Camilo Capiberibe, ao abrir a 50ª edição da Expofeira Agropecuária, declarou que ela é a maior vitrine do setor produtivo do Estado, onde os visitantes podem acompanhar as transformações que estão ocorrendo no interior do Amapá, principalmente no que se refere à agricultura familiar.

"Nós estamos transformando o potencial da nossa agricultura em oportunidades e mudando a vida do homem do campo".
Camilo Capiberibe, governador.
“Nós estamos transformando o potencial da nossa agricultura em oportunidades e mudando a vida do homem do campo, seja através do Protaf [Programa Territorial da Agricultura Familiar], Propesca, entre outras ações, que têm como principal objetivo o desenvolvimento do Amapá”, comentou o governador.A estrutura criada para receber o visitante do Festival foi ampliada. O espaço recebe 20 empresários do setor, expondo e comercializando receitas baseadas nos peixes encontrados no litoral amapaense. Espécies como a corvina, a uritinga, o rosado e a gurijuba servem de base para os mais variados pratos que, combinados com ingredientes da região, dão o sabor especial às receitas.

Uma das novidades na 50ª Expofeira Agropecuária do Amapá é a Casa do Peão, espaço reservado para alojar os cuidadores dos animais em exposição e para os competidores dos rodeios que vieram de outros municípios.

“Essa foi uma preocupação nossa, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), juntamente com o Governo do Amapá, em oferecer um espaço digno para esses profissionais, durante todo o período da 50ª Expofeira, pois, antes, eles dormiam junto com os animais nas baias. Hoje, descansam com conforto”, enfatizou a secretária da SDR e coordenadora-geral do evento, Cristina Almeida.


Centro de atendimento ao turista na Expofeira

Na festa de São Tiago, em Mazagão Velho, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) foi um sucesso. Uma inovação que o Governo do Amapá traz para a 50ª Expofeira, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), montada para que o turista se sinta em casa e possa aproveitar ao máximo sua estada no Estado.

No CAT, o turista em visita à Expofeira tem acesso livre à internet e até mesmo a computadores, caso necessite. Além de contar com um balcão de atendimento com informações detalhadas, com tradutores em francês, inglês e espanhol, sobre os melhores lugares para estar e curtir no Amapá.

Entre os visitantes do primeiro dia do CAT na Expofeira esteve um representante da Associação Brasileira de Jornalistas em Turismo do Ceará (Abrajet), que saiu impressionado com a estrutura e a qualidade do Centro. Era o jornalista Fenelon Gonçalves. O primeiro ano de funcionamento do Centro acontece quando se comemoram os cinquenta anos do evento agropecuário do Estado em mais de meio século plantando e colhendo desenvolvimento.

Depoimentos de quem visitou a feira no primeiro dia atestam aceitação

Um público diversificado, descontraído e de todas as idades. Esse é o perfil das pessoas que prestigiaram o primeiro dia da 50ª Expofeira Agropecuária do Amapá, que vai até o dia 6 de outubro. A Expofeira Agropecuária é evento do gênero realizado pelo Governo do Amapá. E é com muita disposição que os visitantes circulam no maior espaço destinado a negócios e exposição de artigos diversos, dos setores público e privado. A expectativa é grande e a vontade de conhecer cada espaço é maior ainda, a exemplo do jovem Lenilson Custódio, que prestigia a Expofeira pela segunda vez. Ele diz que estava ansioso pela abertura do evento e que não via a hora de poder conferir as novidades de perto. “Estou gostando muito dessa primeira noite. Espero que essa edição supere a do ano passado em termos de novidades, em especial a disputa do MMA, que acontecerá nos próximos dias. Esporte que curto muito”, destacou, disse Leonildo, em alusão a uma das novidades preparadas para a edição deste ano.

A técnica em enfermagem Suzana Lopes que diz que não perde nenhuma edição e que, este ano, se surpreendeu com a estrutura e a organização. “Minha expectativa é ver muitas coisas diferentes. Adoro rodeio e quero curtir cada momento, pois esperei o ano todo para essa grande festa”, garantiu Suzana, que veio acompanhada das irmãs Suzane e Suelem Lopes e a sobrinha Gabriela, de 8 anos. Tatiana Malafaia, acompanhada do marido, José Alan, aproveitaram o primeiro dia de Expofeira como uma forma de aliviar o estresse da rotina do dia a dia e conhecer as novidades. "Não costumamos vir na abertura, mas a vontade de ver as novidades foi grande, e também é mais uma opção de lazer e de entretenimento", disse Tatiana.

CURIOSIDADES

- Na 50ª Expofeira Agropecuária do Amapá o visitante terá a chance de conhecer um pouco mais sobre a história e as potencialidades econômicas, culturais e aspectos sociais de cada município amapaense;
- No Pavilhão dos Municípios, montado no espaço onde antes ficava localizado o "Malocão", onde estão representante das prefeituras.

Ano 50
A primeira edição da Expofeira completa 50 anos.

VISÃO GERAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE