domingo, 29 de setembro de 2013

Francisca Favacho assume Pros na terça, pregando liberdade

cad8-1 francisca
A ex-deputada estadual Francisca Favacho vai assumir na próxima terça-feira a presidência regional do Partido da República e Ordem Social (Pros). Ela estava filiada ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) havia 14 anos e foi à Brasília na quinta-feira comunicar sua decisão ao líder maior da legenda no Amapá, o senador e ex-pre-sidente da República, José Sarney. Francisca Favacho trata agora de regularizar a documentação do novo partido junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE) e prega ter mais liberdade para buscar novos espaços.

Durante a viagem à capital federal, Francisca recebeu oficialmente o convite para ingressar no Pros, legenda que acaba de ter seu registro deferido pelo Tribunal Superior Eleitoral. “Havia outros convites de partidos importantes no Amapá, os quais me deixaram bastante lisonjeada, mas as condições e os desafios de implantar uma nova sigla partidária no estado me moveram a aceitar o convite feito pelo presidente Eurípedes Júnior (GO)”, admite a ex-deputada.

Francisca Favacho disse não ter sido fácil a decisão de sair do PMDB, pela história pessoal que construiu na le-genda e pelas amizades, aliados e correligionários que juntou ao longo des-ses anos todos. “Mas saio com a cabeça erguida e com a certeza de ter feito o melhor possível para o partido”, disse ela, que afirmou ter recebido de Sarney manifestações de que também lamenta a saída, mas compreende a sua busca por novos espaços. Da mesma forma a decisão foi comunicada ao líderes locais do PMDB, os irmãos Geovani Borges e Gilvam Borges.
Francisca é servidora pública aposentada, tem 58 anos de idade, é casada com o ex-deputado Amiraldo Favacho, que é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e mãe de outros dois políticos locais: Júnior Favacho (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa, e Acácio Favacho (PMDB), que preside a Câmara Municipal de Macapá. Ela foi vereadora da capital e deputada estadual por dois mandatos. Em 2010 disputou a eleição para o Governo do Estado, na chapa encabeçada pelo deputado Jorge Amanajás, como candidata a vice-governadora.

O Pros dá a largada em sua trajetória no Amapá com cerca de 6 mil filiados, graças ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido por outra liderança do partido no Estado, o deputado estadual Valdeco Vieira, que está em processo de saída do PPS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE