sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Juizado Norte mediará processos durante a II Semana Estadual de Conciliação

CID2-JUIZADO NORTE PRINCIPAL
O Juizado Especial Norte, que tem como titular o Juiz Marconi Marinho Pimenta, é responsável por levar a prestação jurisdicional à po-pulação de aproximadamente 15 bairros da Zona Norte de Macapá, além de atender comunidades ribeirinhas e os distritos pertencentes à capital. Dezenas de processos daquela jurisdição será julgados, também, durante a II Semana Estadual de Conciliação, que ocorre entre os dias 23 e 28 de setembro.

No Juizado são realizadas em torno de 30 audiências diárias, que em 50% dos casos são solucionados através da conciliação. Sobre isso o Juiz Marconi Pimenta ressaltou a importância da conciliação como método de resolução de conflitos. “Na conciliação procuramos restabelecer o diálogo entre as partes, para que possam chegar a um acordo e que evite que esse processo passe anos tramitando em todas as instâncias do Judiciário”, ressaltou o Juiz.

Outro ponto importante nas atividades do Juizado são as ações sociais desenvolvidas, como palestras e mobilizações. Segundo o juiz, é uma forma de o judiciário envolver-se com a sociedade, porém fora do âmbito da Instituição. “É o juiz assumindo um papel de agente social”.
Segundo o magistrado, o Juizado, que hoje conta com uma equipe de 14 servidores, 4 estagiários e 5 bolsistas, atualmente está com cerca de 5 mil processos em andamento e possui uma média de 25 a 30 entradas de novas ações. “A população percebeu que este é um lugar onde pode garantir a seguridade dos seus direitos, pois nos empenhamos muito para dar celeridade aos processos”, concluiu o juiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE