terça-feira, 3 de setembro de 2013

Representante de brasileiros na Guiana Francesa visita AL

política4-visitante
O chefe do Conselho de Representantes de Brasileiros na Guiana Francesa, José Gomes, esteve na Assembleia Legislativa (AL), nessa segunda-feira,. Ele teve audiências com o presidente da AL, Júnior Favacho (PMDB) e com o presidente da Comissão de Relações Exteriores, Isaac Alcolumbre (DEM). José Gomes afirmou que gostaria de contar com o apoio do parlamento estadual para melhorar a situação de milhares de brasileiros que vivem no lado francês.

Gomes expressou o desejo da Assembleia Legislativa ser uma espécie de “porta-voz junto ao Itamaraty e Ministério de Relações Exteriores” e evocou a necessidade de assistência aos brasileiros que moram na Guiana Francesa para que possam ter acessos aos seus direitos e melhores condições de vida.

“Necessitamos desse apoio, nós precisamos de assistência, principalmente, na área jurídica, muitos desconhecem os seus direitos e por conta disso, acabam não tendo acesso a educação e o que é pior, ficam até sem trabalho, justamente por não ter uma qualificação”, explicou.

O deputado Isaac Alcolumbre acenou com a possibilidade de um encontro – ainda sem data definida – na Guiana, para conversar com os brasileiros. O Conselho de Representantes de Brasileiros na Guiana Francesa foi criado recentemente, e tem o reconhecimento tanto do Itamaraty como do Mi-nistério de Relações Exteriores.

A ideia, diz José Gomes, é fazer do conselho uma referência para os brasileiros, para que possam buscar auxílio. “Necessitamos desse espaço e esperamos contar com a ajuda tanto do governo como do parlamento estadual”, pediu, destacando que o conselho ainda não conta com uma sede própria.

As eleições para formação da diretoria do conselho, ocorreu em junho deste ano. Segundo o pre-sidente eleito, José Gomes, cerca de 20 mil brasileiros vivem na Guiana Francesa, número oficialmente reconhecido do lado francês, mas que, de acordo com o conselho, a representatividade é bem maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE