Mais uma estação do verão amazônico está em curso e quem
passa pelas rodovias federais do Amapá se pergunta por que nenhuma máquina está
na estrada adiantando as obras de pavimentação. Então quem tem autoridade para
falar sobre o assunto é o DNIT, o Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes, representado no Amapá pelo superintendente Fábio Vilarinho, que
falou ao Blog do Cleber Barbosa nesta sexta-feira.
Segundo o executivo, terminar a BR 156 de Laranjal do Jari a
Oiapoque custa hoje R$ 1 bilhão, dinheiro que o órgão não dispõe. “Mas não
estamos parados, faremos por parte, mas vamos concluir essa obra, que é vital
para o desenvolvimento deste pedaço de Brasil, aliás onde começa o Brasil
segundo indica o obelisco histórico que existe lá na fronteira, em Oiapoque”,
diz Vilarinho.
Indagado sobre o que será possível avançar ainda neste verão
de 2017 ele diz que está dependendo apenas da aprovação do projeto executivo
para a conclusão do trecho entre Calçoene e a comunidade do Carnot, no trecho
Norte da BR 156. “Faltam apenas dez quilômetros para a gente fechar essa etapa
e se tudo der certo poderemos concluir essa pavimentação até o final do ano”,
diz ele.
Já o trecho Sul – Macapá a Laranjal do Jari – foi dividido
em quatro lotes, sendo que o primeiro será o lote 4, entre o Km 21 e a vila Rio
Vila Nova. “Este lote está a cargo da Secretaria Estadual dos Transportes,
conforme convênio de delegação com o Governo do Amapá”, diz Fábio Vilarinho. A
obra já foi licitada, o dinheiro já foi liberado e até a ordem de serviço foi
emitida.
Manutenção
Fábio Vilarinho diz que mesmo com as limitações
orçamentárias, o órgão tem sim editado avanços importantes, não só com a
construção de estradas ainda sem pavimento, como na restauração e recuperação
dos trechos já asfaltados. “A restauração da BR 156 até o Rio Tracajatuba,
levou sete anos, ao custo total de R$ 198 milhões”, diz ele. Essa obra está a
cargo da empresa Tríer Engenharia, a mesma que ficou com a responsabilidade pela
duplicação da BR 210, em Macapá.
Trecho urbano
Fábio Vilarinho diz ter estado com a direção nacional do
DNIT na última quarta-feira, acompanhado do deputado federal Vinícius Gurgel
(PR-AP), quando trataram da conclusão da obra de urbanização da BR 210, em
Macapá. A obra entra na fase final, com o projeto de iluminação. “Vamos iniciar
essa obra este ano, com a instalação de quatro passarelas e a instalação de
postes de led, uma obra de alta qualidade, orçada em R$ 11 milhões”, anuncia o
superintendente.
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