sexta-feira, 15 de setembro de 2017

OPINIÃO | Notas da coluna ARGUMENTOS, sexta-feira, dia 15 de setembro de 2017.


Economia

O volume de vendas no comércio varejista amapaense praticamente permaneceu estável na passagem de junho para julho. Apresentando uma variação de 0,1% na comparação entre os dois meses citados. Já a receita nominal de vendas teve uma leve queda.

Números

Os dados são do IBGE. Em relação a julho de 2016, o crescimento foi de 6% no volume de vendas e de 3,6% na receita nominal. Colocando o Amapá na 6ª colocação entre as Unidades da Federação.

Cenário

A variação acumulada em 2017 alcançou 2,7% no volume de vendas e 4,1% na receita nominal. Apesar do crescimento ocorrido durante os 7 primeiros meses deste ano, o acumulado tem perdas de -5,3% e -0,6%.

Europa

Realizar cursos de aperfeiçoamento em renomadas instituições de ensino superior do Reino Unido, sem qualquer despesa de transporte, alimentação, hospedagem ou mensalidade. Sonho né? Nada, realidade.

MTur

Esta é a oportunidade que mais de 100 estudantes brasileiros de turismo e hospitalidade terão por meio do Programa de Qualificação Internacionaldo Ministério do Turismo. Acesse turismo.gov.br.

Personalidade
Muito bem humorado, o renomado pesquisador João K, em sua primeira visita ao Amapá, foi de uma simplicidade que só aumentou o contingente de admiradores por aqui. “Quando nasci Deus disse que seria pescador, mas minha mãe entendeu pesquisador e me botou pra estudar”, disse ele em uma descontraída entrevista ao colunista. Na foto ao lado do também pesquisador Nagib Melém.

Campo

Pecuaristas na agricultura. Agricultores na Pecuária. E ambos reflorestando. Essa é a chamada Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e o Sistema Plantio Direto (SPD), tecnologias de produção agrícola em destaque no seminário “Sistemas Integrados de Produção para Pecuária no Amapá”.

Debate

O evento foi ontem, e era gratuito, aberto à participação de produtores, extensionistas rurais, técnicos de instituições de fomento e demais interessados nas questões relacionadas a este segmento da economia. Quem foi ganhou muito com o nível dos debates e das palestras durante todo o dia na Embrapa Amapá.

Sumidade

A primeira palestra foi com o pesquisador João K, referência nacional em pesquisas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Ele veio a Macapá especialmente para este evento, trabalha na Embrapa do Distrito Federal. Tem um bate-papo com ele em youtube.com/cleberbarbosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE