terça-feira, 26 de setembro de 2017

OPINIÃO | Notas da coluna ARGUMENTOS, terça-feira, dia 26 de setembro de 2017.


Invasão

Muito estresse, transtornos ao trânsito, medo, prejuízos e escala extra para os policiais. Tudo isso se viu ontem numa ação de reintegração de posse de uma área invadida bem em cima do esgoto e na área da Infraero. Agora, cá pra nós, tudo isso poderia ser evitado.

Demora

É que logo no início daquela invasão, quando as pessoas passaram a ocupar uma área alagada bem debaixo da Ponte Sérgio Arruda, todo mundo podia ver o início do movimento. Mas nada foi feito e aumentou.

Prática

Olha, longe de fazer julgamento prévio, a gente sabe que tem muita gente precisando de um teto, gente carente mesmo. Mas também existem ações coordenadas de especuladores, bancando certas invasões.

Pesos

O Ministério do Turismo anunciou ontem que irá implantar um novo sistema de concessão de vistos para turistas estrangeiros, agora com emissão eletrônica. Vai começar por Austrália, Canadá, EUA e Japão.

Medidas

Aí vem aquela velha pergunta: e o contrário? Sim, nós brazucas ainda penamos um bocado para conseguir visto de entrada em muitos países. Na diplomacia não existe a tal reciprocidade? Vamos pratica-la!

Jipeiras
Olha aí representantes das mulheres no Fest Jeep no Meio do Mundo, que terminou no domingo no Marco Zero do Equador. É a nona edição do evento, que no próximo ano deverá ter uma edição internacional. Na foto, as jipeiras Marli Mafalda, Dirce Bordalo e Tatianny Aguiar, que foram 3ª, 1ª e 2ª lugar no pódio, respectivamente. Parabéns!

Destaque

Cinco projetos de alunos e professores do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) foram premiados na V Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá (Feceap). Os trabalhos Geração de energia elétrica alternativa fizeram sucesso.

Inovação

Energia a partir de dínamo instalado em rabetas utilizadas por ribeirinhos, por exemplo, foi um dos projetos inovadores. Também teve a ‘Fechadura eletrônica de Arduino’, ‘Sorriso de Papel’, ‘Economic’ e ‘Reprogramando vidas’, que garantiram lugar no pódio, nas categorias Engenharia, Saúde e Ciências Sociais.

Líder

O trabalho “Economic: aplicativo de economia de energia elétrica” foi desenvolvido por Rodrigo Borges e Pablo Mota, orientado pelos instrutores do SENAI, Raul Barrada e Renan Barbosa. O grupo garantiu o primeiro lugar no pódio, na categoria Ciências Sociais Aplicadas. Excelente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE