O presidente do INSS, Leonardo de Melo Gadelha, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amapá, Paulo Henrique Campelo assinam, na próxima segunda-feira, dia 18, às 09 horas, no auditório da OAB, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). O documento ajusta procedimentos que permitirão aos membros da Ordem realizar requerimentos de benefícios e atualizações cadastrais, na modalidade digital – em que o atendimento é feito à distância por meio eletrônico.
O acordo vai facilitar o trabalho dos advogados. O INSS vai cadastrar, fornecer senhas e orientar os membros da Ordem, que, em seguida poderão requerer benefícios previdenciários, acompanhar e dar andamento aos processos apenas escaneando e autenticando a documentação em seu próprio escritório ou na sede da Ordem.
O avanço que esse Acordo vai permitir é parte do Projeto INSS Digital. Esse novo modelo de atendimento transforma a tramitação de processos, hoje feita em papel, para o modo digital, tornando mais ágil a análise dos requerimentos.
Para isso, são firmados Acordos de Cooperação Técnica entre o INSS organizações representativas, públicas ou privadas, visando ao requerimento de benefícios à distância. O processamento dessas demandas é feito totalmente de forma eletrônica nas Agências ou em Polos de análise digitais.
Outra vantagem do INSS Digital é o chamado transbordo, que é a distribuição de requerimentos de uma agência Digital para outra, evitando o acúmulo de processos em uma única unidade.
O projeto INSS Digital prevê, na primeira etapa, a criação de 27 polos de análise, em todo o País, além de transformar 300 agências do atual modelo para o modo digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua conosco!