A
presença da Torre Eiffel no topo da lista pode não surpreender, mas os
dados mostram que 35% das fotografias dos pontos turísticos são tiradas
dos mesmos três ângulos.
Outros pontos turísticos notáveis que seguem essa tendência incluem o
Cristo Redentor no Brasil, onde 71% das fotos são dos mesmos três
ângulos, a Fontana di Trevi, na Itália (74%), o Monte Fuji, no Japão
(77%) e Machu Picchu, onde 85% das imagens postadas no Instagram são
tiradas das mesmas poucas perspectivas.
A
pesquisa também concluiu que metade dos entrevistados escolhe as férias
com base em fotos de destinos eleitos por outras pessoas e outras 45% buscam no Instagram inspiração de onde fotografar e visitar.
A
Sony Mobile convidou três fotógrafos de viagem premiados do mundo todo e
os equipou com o Xperia XZ da Sony para visitarem alguns dos pontos
turísticos mais conhecidos para capturá-los de novas perspectivas. De
fotos com pouca luz do Coliseu a multidões sem desfoques da Torre Eiffel
mostrando as capacidades da câmera do smartphone.
“A
pesquisa revela uma perspectiva real de como a fotografia se tornou
importante nas nossas férias e como os dois estão intrinsecamente
ligados”, analisa Ana Peretti, diretora de marketing da Sony Mobile no
Brasil. “A fotografia se tornou uma parte essencial de qualquer viagem -
seja uma fuga da cidade, uma aventura ou simplesmente deitar na praia.
Com a qualidade da
câmera
do nosso Xperia XZ, os viajantes conseguem a experiência de imagens sem
desfoques com captura de imagens em cores ‘reais’ e capacidade com
pouca luz. Esperamos inspirar uma nova geração de fotógrafos mobile a
capturar novas perspectivas em suas viagens”, completa Peretti.
Para o CEO da Organização Mundial de Fotografia, Scott Gray,
que comandou a pesquisa o cenário da fotografia mudou dramaticamente na
última década e isso se deve principalmente à acessibilidade e à
qualidade das câmeras. “Essa
acessibilidade fica acentuada ainda mais com os smartphones. A
tecnologia das câmeras destes aparelhos mobile permite que as pessoas
melhorem suas fotografias e a resolução alta o suficiente permite fazer
algo com essas imagens. Essa capacidade de capturar o espontâneo
realmente ajuda a desafiar a criatividade do fotógrafo ao mesmo tempo
que oferece uma imagem única para quem visualiza.”
O premiado fotógrafo de viagem, Lluís Salvadó, dá as suas principais dicas para capturar fotografia sob uma nova perspectiva
1. Brinque com as cores e o brilho, é incrível como uma cena pode ficar diferente com alguns pequenos truques de câmera
2.
Caso esteja tendo dificuldades em conseguir uma foto original, brinque
com superfícies refletivas, um ponto turístico famoso pode se
transformar com um pouco de água
3.
Procure por beleza na arquitetura à sua volta e não somente no ponto
turístico em si. Pode haver uma grande qualidade artística em coisas
estruturais.
4.
Tente novas perspectivas e tire algumas fotos de um ponto acima ou
abaixo do seu alvo, não tenha medo de experimentar composições
5. Utilize pessoas e suas silhuetas para dar à foto uma sensação de local e tempo e brinque também com perspectivas
Fonte: fotógrafos Mikael Buck, Achim Thomae, Lluís Salvadó
Sobre a Sony Mobile Communications
A
Sony Mobile Communications é uma subsidiária da Sony Corporation, uma
empresa inovadora, líder mundial em wearable devices, áudio, vídeo,
jogos, comunicações e produtos de tecnologia para o consumidor final e o
mercado corporativo. Através de seu portfólio de smartphones Xperia™, a
Sony Mobile Communications oferece o melhor da tecnologia Sony,
conteúdo e serviços premium, além de fácil conectividade entre as telas:
smartphone, TV e tablet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua conosco!