segunda-feira, 5 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher, artigo do deputado Michel JK

No dia 8 de março as mulheres do mundo serão homenageadas pela passagem dos 102 anos do Dia Internacional da Mulher. Nas minhas reflexões sobre este tema afirmo com segurança que a igualdade entre homens e mulheres ainda é um processo em permanente construção.

Em fevereiro passado, as mulheres brasileiras comemoraram 80 anos da conquista do direito pelo voto feminino. Em 2010 o Brasil elegeu Dilma Rousseff como sua primeira “Presidenta” e a Deputada Rose de Freitas - do PMDB do Espírito Santo – como a primeira mulher a integrar a Mesa Diretora da Câmara de Deputados Federal.

Como direito não se ganha, se conquista, existem movimentos sociais e, principalmente, existem movimentos de mulheres em luta por seus direitos. Nestes 102 anos o Movimento Feminista conseguiu dar visibilidade a lutas históricas contra o sexismo, a violência contra as mulheres – onde destaco a Lei Maria da Penha – o direito à saúde sexual e reprodutiva e o direito de existir com dignidade. Agora, o desafio é garantir que esses direitos fundamentais sejam integralmente vividos e partilhados por todas.

Parabenizo as gestoras dos organismos de promoção de políticas para as mulheres de nosso Estado e Municípios, pois estas aceitaram estar no “olho do furacão”. Justifico o termo em virtude de sabermos que as atuais estruturas governamentais, sejam elas estadual ou municipais, não dispõem de recursos financeiros suficientes para o desenvolvimento de políticas afirmativas para a questão de gênero.

O trabalho doméstico ainda é a principal ocupação das mulheres, principalmente das mulheres negras. De acordo com estudo da OIT - Organização Internacional do Trabalho - as mulheres trabalham cinco horas semanais a mais do que os homens, pois, quando chegam em casa, têm de arrumar, lavar, passar, cozinhar, cuidar dos filhos e dos idosos, o que – na verdade - deveria ser compartilhado por homens e mulheres, sob pena de sobrecarregar algum dos lados.

A equidade de gênero é uma questão de Estado e a construção das políticas para sua conquista conta com uma expressiva participação social. Por isso, precisamos ter em mente que o princípio de igualdade entre homens e mulheres deve ser compartilhado por toda a sociedade e isso demanda a participação de todos e todas em um constante exercício de respeito e construção da cidadania. Feliz Dia Internacional da Mulher!!!

Michel JK, economista e Deputado Estadual/PSDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE