quinta-feira, 22 de março de 2012

Coluna Argumentos, quinta-feira, 22 de março de 2012.


De olho

O deputado Bruno Mineiro (PTdoB), que é engenheiro e presidente da Comissão de Obras da AL, havia anunciado que este ano queria dar novo dinamismo ao colegiado que preside, de fato de extrema importância. Ele tem acelerado as andanças pelo interior para verificar obras públicas em andamento. Ontem, vistotirou as da Rodovia Norte-Sul, em Macapá.

Explicado

A respeito de nota publicada na coluna no final de sema-na, o diretor-presidente da Amprev, Élcio Ferreira, envia mensagem para esclarecer que a peça publicitária sobre os repas-ses feitos para a Previdência Estadual, veiculadas pelo GEA, dizem respeito apenas às contribuições do Executivo, sem mensurar os repasses dos Poderes Constituídos.

Vale do Jari

A Prefeitura de Laranjal do Jari recebeu recursos do programa Calha Norte, do Ministério da Defesa para obras de urbanização na sede do município. O projeto que beneficiará a cidade é resultado de emenda parlamentar de autoria da deputada federal Dalva Figueiredo (PT/AP). Cá para nós, toda ajuda ao Jari é válida.


APOIOS

Senadores que cumprimentaram o presidente Sarney em plenário pela iniciativa de criação de comissão de especialistas para revisão do pacto federativo. "É o grande desafio do momento", registrou Álvaro Dias (PSDB-PR). "É uma questão urgente", reforçou Renan Calheiros.

Cheio de razão

O veterano radialista Jota Ney tomou as dores do irmão, o jornalista, escritor e ensaista João Silva, o Balalão. Tem a ver com o uso de sambas de enredo assinados por ele que não estariam tendo o devido respeito com relação à citação autoral. Diga-se de passagem, o Balalão ajudou a imortalizar verdadeiras pérolas do nosso Carnaval, como “Macapá meu grande amor”.

Começou

Foi mesmo Dalto Martins (PMDB) quem assumiu a presidência da CPI da Saúde, instalada ontem na AL-AP. Com ele também assumiu a relatoria do deputado Iaci Amanajás (PMN), ambos médicos e com vasta experiência da rede pública de saúde. Martins diz que a meta é não só apurar indícios de irregularidades, mas também traçar um raio-x do setor.

Bombeiros

Nessa batalha de nervos entre as relações da AL com o GEA, alguns ex-deputados têm atuado como bombeiros na tentativa de restabelecer relações amistosas. De pronto, presidente da Casa, Moisés Souza (PSC) diz nada a ter pessoalmente contra ninguém do PSB. “Ao contrário, me dou bem com Camilo e Capi. Mas o papel da AL tem que ser feito”, diz ele.

Cenários

Outra reflexão a respeito da briga Executivo x Legislativo. A postura adotada pelo governador, do tipo “nem te ligo” chega a lembrar a que foi adotada pela presidente Dilma Rousseff (PT) em relação ao Congresso Nacional. Só tem um detalhe. Ela goza de generosos índices de popularidade e aceitação. E ainda assim está recompondo a base aliada mexendo peças. Já aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE